Brasil

Em SP, número de motoristas presos por embriaguez triplica

Em um caso recente, uma jovem de 28 anos atropelou e matou dois homens que pintavam uma ciclofaixa; número faz parte de um levantamento do portal Fiquem Sabendo


	Blitz em SP: de janeiro a setembro foram aplicadas 5432 multas para motoristas que dirigiam sob efeito do álcool
 (Divulgação/Polícia Militar)

Blitz em SP: de janeiro a setembro foram aplicadas 5432 multas para motoristas que dirigiam sob efeito do álcool (Divulgação/Polícia Militar)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 22 de outubro de 2015 às 09h48.

São Paulo – De janeiro a setembro deste ano, o número de pessoas presas na cidade de São Paulo por embriaguez ao volante passou de 55 para 243 – um aumento de quase 350%. O número é da Polícia Militar e faz parte de um levantamento produzido pelo portal Fiquem Sabendo, a partir de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. 

No mesmo período, o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) aplicou 5432 multas para motoristas que dirigiam após consumir bebida alcóolica

A prisão em flagrante, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorre quando o estado de embriaguez é atestado com o teste de bafômetro ou exame de sangue. A multa, por sua vez, pode ser aplicada independentemente dos testes, bastando o testemunho do policial. 

Caso recente

Na madrugada do último domingo, Juliana Cristina da Silva, de 28 anos, atropelou e matou José Airton, de 54 anos, e Raimundo Barbosa, de 38 anos. Os dois pintavam uma ciclofaixa na zona norte paulista no momento em que foram atropelados. 

O teste da motorista indicou que ela havia consumido quase três vezes o limite que configura o crime de embriaguez ao volante, que é de 0,34 mg/l.

Juliana foi autuada em flagrante por homicídio culposo, lesão corporal e fuga sem prestar socorro e, dois dias depois, após pagar fiança de 15 mil reais, deixou a prisão para responder o processo em liberdade. Os pintores, que eram do Piauí, deixaram família e filhos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitobebidas-alcoolicasmobilidade-urbanaPrisõesTrânsito

Mais de Brasil

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Número de mortes por gripe no Rio já é maior do que em 2023; 15 pessoas estão internadas

Pacheco diz que decisão do STF sobre maconha invade competência do Congresso

Mais na Exame