Brasil

Em SP, 250 cidades estão sob alerta para dengue, zika e chikungunya

Números integram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti feito pelo Ministério da Saúde

Ministério da Saúde: 250 cidades de São Paulo estão em alerta ou risco de surto para dengue, zika e chikungunya (Luis Robayo/AFP)

Ministério da Saúde: 250 cidades de São Paulo estão em alerta ou risco de surto para dengue, zika e chikungunya (Luis Robayo/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de dezembro de 2018 às 12h41.

São Paulo - Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde nos meses de outubro e novembro e apresentado nesta quarta-feira, 12, aponta que 250 cidades de São Paulo estão em alerta ou risco de surto para dengue, zika e chikungunya. Os números integram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa)

O governo considera que um município está em alerta para as doenças quando o Índice de Infestação Predial (IIP) está entre 1% a 3,9%. É considerado risco a partir de 4%.

Brasil

Dados do LIRAa indicam que 504 municípios brasileiros apresentam alto índice de infestação, com risco de surto para doenças transmitidas pelo mosquito. Ao todo, 5.358 municípios de todo o País (96,2% do total) realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha. A metodologia armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.881 municípios em alerta e 2.628 municípios com índices satisfatórios (IIP inferior a 1%).

Estão com índices satisfatórios as capitais Curitiba (PR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). E estão em estado de alerta Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Já as capitais Palmas (TO), Boa Vista (RR) Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya por apresentarem Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. As capitais Natal (RN) e Porto Alegre (RS) fizeram o levantamento por armadilha.

O armazenamento de água no nível do solo (doméstico), como tonel, barril e tina, foi o principal tipo de criadouro na região Nordeste. Na região Sudeste o maior número de depósitos encontrados foi em domicílio, caracterizados por vasos/frascos com água, pratos e garrafas retornáveis. Nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul predominou o lixo, como recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção.

Dados Epidemiológicos:

Dengue: Até 3 de dezembro, foram notificados 241.664 casos de dengue em todo o País, um pequeno aumento em relação ao mesmo período de 2017 (232.372). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 115,9 casos/100 mil habitantes. Em comparação ao número de óbitos, a queda é de 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 176 mortes em 2017 para 142 neste ano.

Chikungunya: Até 3 de dezembro, foram notificados 84.294 casos de chikungunya em todo o País, redução de 54% em relação ao mesmo período de 2017 (184.344). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 40,4 casos/100 mil habitantes. Em comparação ao número de óbitos, a queda é de 81,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 191 mortes em 2017 para 35 neste ano.

Zika: Até 3 de dezembro, foram notificados 8.024 casos de zika em todo o País, redução de 53% em relação ao mesmo período de 2017 (17.025). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 3,8 casos/100 mil habitantes. Neste ano, foram quatro óbitos.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasMinistério da Saúdesao-pauloSaúde no BrasilZika

Mais de Brasil

Pode ir de chinelo e bermuda para o Enem 2024? Entenda as regras do MEC

Comerciantes do Brás afetados por incêndio em shopping terão linha de crédito de R$100 milhões

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amapá: passo a passo para agendar online

Como o Enem 2024 é feito — e como ele chega até os candidatos?