Brasil

Doleiros ligados a Cabral chegam no Brasil nos próximos dias

Eles foram apontados como doleiros do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro montado pelo ex-governador Sérgio Cabral

Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, é apontado como chefe de esquema de corrupção que envolve doleiros presos (Wikimedia Commons)

Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, é apontado como chefe de esquema de corrupção que envolve doleiros presos (Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de março de 2017 às 18h16.

Última atualização em 4 de março de 2017 às 18h17.

Em uma operação com autoridades uruguaias, a Polícia Federal prendeu nessa sexta-feira (3) os empresários Vinicius Claret Vieira Barreto - também conhecido como "Juca Bala"- e Cláudio Fernando Barbosa. Eles foram apontados como doleiros do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro montado pelo ex-governador Sérgio Cabral, que está preso no Rio de Janeiro. Os mandados de prisão foram assinados pelo juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Federal Criminal, no âmbito da Operação Calicute, a pedido da força tarefa da Operação Lava Jato.

Morando em Punta del Este, Claret foi citado pelos irmãos Renato e Marcelo Chebar como responsável por trocar por dólares uma parte do dinheiro de propina recebido pelo ex-governador, a partir de 2007. O contato era feito pela internet.

As revelações foram feitas pelos irmãos Chebar, que fizeram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e contaram detalhes do esquema que identificou mais R$ 300 milhões ilegais no exterior.

Agora detidos, a expectativa é de que Vinicius Claret e Cláudio Barbosa revelem outra parte do esquema. Ambos devem ser extraditados ao Brasil nos próximos dias.

Em janeiro, o procurador responsável pela Lava Jato no Rio, Leonardo Freitas, afirmou que o esquema de Cabral era "um oceano ainda não completamente mapeado" e que todos os contratos firmados na gestão do peemedebista deveriam ser investigados.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoOperação Lava JatoSérgio CabralUruguai

Mais de Brasil

Brasil chama embaixador em Buenos Aires para discutir relação com governo Milei

'Fiquei surpreso de ver isso pela imprensa', diz Ricardo Nunes sobre queixas de Milton Leite

Você conhece o Hunsrik? Idioma germânico do Sul entra no Google Tradutor

Mais na Exame