Brasil

Dilma pede compromisso para evitar tragédias como a do RS

A presidente afirmou que a dor causada pelo incidente deve lembrar o Poder Executivo de sua responsabilidade perante a população


	Dilma Rousseff:" Podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas, podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas (...)", disse a presidente sobre as vítimas do incêndio
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff:" Podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas, podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas (...)", disse a presidente sobre as vítimas do incêndio (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 21h42.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o Executivo tem o compromisso de garantir que tragédias como o incêndio que no domingo deixou pelo menos 231 mortos em uma boate na cidade de Santa Maria jamais se repita.

"Ontem fui a Santa Maria e a dor que presenciei é indescritível. Falo dessa dor para lembrar a responsabilidade que todos nós, do Poder Executivo, temos com a nossa população. E, diante dessa tragédia, temos o dever de assumir o compromisso, de assegurar que ela jamais se repetirá", declarou Dilma em seu discurso durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

A presidente pediu aos prefeitos para atuar com "responsabilidade e fiscalização" e evitar tragédias como a de Santa Maria, cidade de 260 mil habitantes do Rio Grande do Sul.

No encontro, a presidente anunciou a libertação de recursos no valor de R$ 66,8 bilhões para as cidades e assinalou que 883 municípios começarão, a partir de março, a receber 'compensações' para amortecer suas dívidas.

Antes do discurso, Dilma pediu um minuto de silêncio em memória dos 231 mortos na boate, a maioria deles jovens com uma idade média de 20 anos.

"Podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas, podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas, podiam ser futuros cientistas, futuros agrônomos, psicólogos, juízes. Mas eles, infelizmente, não tiveram a oportunidade de cumprir seus sonhos", lamentou emocionada a presidente. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffIncêndiosMortesPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP