Brasil

Dilma e príncipe da Espanha falam de economia, cultura e cooperação

Aumento da presença de empresas espanholas no Brasil seria "bom para os dois países"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2011 às 14h32.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff e o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, falaram neste domingo das relações comerciais, culturais e de cooperação entre Brasil e Espanha durante um encontro realizado em Brasília.

A reunião com o herdeiro da Coroa espanhola foi a primeira de Dilma com um líder estrangeiro, e durou 40 minutos, mais que o previsto, informaram fontes diplomáticas à Agência Efe.

No encontro, Dilma e o príncipe analisaram o "bom" estado da implementação de empresas espanholas no Brasil, principalmente nos setores energético, tecnológico e financeiro.

Concordaram que seria "bom para os dois países" um aumento da presença de empresas espanholas no país sul-americano, aproveitando as perspectivas de crescimento que se abrem com a realização de grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 2016.

Também falaram da possibilidade de aumentar a cooperação na área de defesa e indústria militar, mas não analisaram nenhum projeto concreto nesta matéria.

Na área cultural, aplaudiram os avanços "positivos" conseguidos até então na expansão do ensino da língua espanhola no Brasil e assinalaram que ambas as partes devem apoiar o aumento da oferta deste idioma a todas as classes no Brasil.

O príncipe ofereceu a ajuda da Espanha para cooperar no desafio brasileiro de erradicar a pobreza, que constitui o principal compromisso assumido por Dilma.

Além disso, se comprometeram a colaborar de forma conjunta em países da África e América Latina, especialmente no Haiti, país onde tanto Brasil como a Espanha já desenvolvem projetos de cooperação.

O herdeiro da Coroa entregou a Dilma uma carta do rei Juan Carlos e fez o convite do Governo espanhol para que visite o país antes da Cúpula Ibero-Americana, que será realizada em Cádis, em 2012.

Depois da reunião com a governante brasileira, o príncipe Felipe participou de um encontro com representantes da comunidade espanhola em Brasília, entre os quais estavam alguns espanhóis emigrados em 1960, data em que foi inaugurada a capital brasileira.

O príncipe, que chegou neste sábado a Brasília para participar da cerimônia de posse de Dilma, voltou a Madri pouco depois do meio-dia deste domingo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffEspanhaEuropaGoverno DilmaPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP