Deputado propõe mandar para cadeia quem fizer muito barulho
Projeto de Lei ainda está será avaliado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara; punição pode chegar a um ano de prisão
Modo escuro
Barulho: Quem causar poluição sonora pode ser punido com até um ano de prisão de acordo com proposta que tramita na Câmara dos Deputados (Thinkstock/Thinkstock)
Publicado em 30 de julho de 2019 às, 15h27.
Última atualização em 30 de julho de 2019 às, 15h30.
O deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO) apresentou uma proposta na Câmara dos Deputados para criminalizar a perturbação da qualidade ambiental por poluição sonora, ou seja, quem fizer muito barulho pode sofrer detenção, de acordo com o Projeto de Lei 3169/19, de três meses a um ano, e multa. O texto insere dispositivo na Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98). A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados aguardando o parecer do relator na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).
“Estresse, psicose, perda auditiva e problemas de ordem neurológica são algum dos danos mais frequentes da poluição ambiental”, disse o deputado Carlos Henrique Gaguim. “É relevante que atividades sociais e econômicas se deem sempre em respeito à saúde, à segurança e ao bem-estar da população”, completou.
Conforme o texto, será crime perturbar a qualidade ambiental em razão da produção de sons, ruídos ou vibrações em desacordo com prescrições legais ou regulamentares ou desrespeitando normas sobre emissão e imissão de ruídos e vibrações resultantes de quaisquer atividades.
Confira aqui íntegra da proposta.
Últimas Notícias
Lira afirma que governo deve enviar textos da reforma tributária até dia 15
Há 19 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.