Exame Logo

Demanda por voos domésticos foi estável durante a Copa

De acordo com a Abear, o resultado era esperado, já que o público corporativo que sempre impulsiona o transporte aéreo diminui durante o evento esportivo

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: demanda por transporte aéreo cresceu 0,5% em julho (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 12h57.

São Paulo - A demanda doméstica por transporte aéreo foi praticamente estável no período da Copa , segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Houve crescimento de 0,5% em julho, ante julho de 2013, no volume de passageiros-quilômetros transportados. Em junho, a alta foi 0,4% em relação ao mesmo mês de 2013.

De acordo com a entidade, o resultado era esperado, já que o público corporativo que sempre impulsiona o uso do transporte aéreo diminui durante o evento esportivo. Os turistas que viajaram na Copa substituíram apenas parcialmente essa demanda.

Veja também

Do início do ano até abril, porém, o setor registrou crescimento médio de aproximadamente 9% – taxa considerada alta para a época do ano. Segundo a Abear, essa procura maior por passagens ocorreu por uma antecipação dos compromissos de negócios como feiras, congressos e eventos marcados para antes do período da Copa.

A oferta de transporte aéreo sofreu retração de 3,1% em julho, na comparação com julho de 2013. A taxa de ocupação (proporção entre oferta e demanda) apresentou crescimento de 2,9 pontos percentuais, chegando a 81,7% – o melhor resultado dos últimos 18 meses.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCopa do MundoEsportesFutebolSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame