Brasil

Dado do Inpe "precisa ser melhor trabalhado", diz ministra da Agricultura

Nas últimas semanas, governo questionou dados sobre o aumento do desmatamento no Brasil; novo presidente do instituto deve ser militar

Teresa Cristina: "Esse dado precisava ter sido mais bem trabalhado para ser colocado à disposição de todos" (Alan Santos/PR/Reprodução)

Teresa Cristina: "Esse dado precisava ter sido mais bem trabalhado para ser colocado à disposição de todos" (Alan Santos/PR/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de agosto de 2019 às 12h54.

Última atualização em 5 de agosto de 2019 às 12h54.

Ao comentar a questão da exoneração do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, e os dados de desmatamento da Amazônia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, gravou um vídeo neste fim de semana "onde ele fala muito bem o que está acontecendo".

"O Inpe é um instituto importante. Agora o Inpe colocou primeiramente os dados que são de alerta. Ou seja, não tem realmente a área desmatada. Pode ter sobreposição, enfim... Esse dado precisava ter sido mais bem trabalhado para ser colocado à disposição de todos."

A ministra deu essas declarações em entrevista coletiva após sua palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido em São Paulo pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Tereza Cristina mencionou ainda que o governo tem várias ferramentas para avaliar o desmatamento. "No próprio Ministério da Agricultura temos também vários cadastros que precisam ser unificados para a gente colocar a informação correta para a população", disse. "O Inpe fez o seu papel, mas esse dado precisa ser melhor trabalhado para que a gente consiga colocar, não só para os brasileiros, para o Ibama, que faz a fiscalização saber para onde ele vai", disse.

Ela acrescentou que o primeiro alerta é para o Ibama verificar se o desmatamento ocorreu ou não ocorreu. "Precisamos trabalhar melhor essas informações e colocar para a população e para o mundo para que não gere toda essa celeuma."

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaIbamaInpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp