Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
Ibovespa chegou ao 4º pregão seguido de alta e subiu 2% nesta terça-feira, ajudado por comentários do presidente do Fed, banco central dos Estados Unidos
EXAME Hoje
Publicado em 18 de julho de 2018 às 07h21.
Última atualização em 18 de julho de 2018 às 07h25.
Liminar derrubada
O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal André Fontes, suspendeu nesta terça-feira, 17, a liminar que impedia o leilão de seis distribuidoras de energia elétrica subsidiárias da Eletrobras. A liminar tinha sido concedida pela 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro, em ação ajuizada pela Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL), cujo mérito ainda será julgado pela primeira instância. A decisão do presidente André Fontes foi proferida em requerimento de suspensão de liminar apresentado pela União.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- União Europeia, o pior pesadelo do Google ataca: U$ 5 bi de multa
- Bolsonaro aposta em general e esnoba a TV. Dará certo?
- Após mais de 300 mortes, OEA discute crise na Nicarágua
Fed impulsiona bolsa
O Ibovespa chegou ao quarto pregão seguido de alta e subiu 2 por cento nesta terça-feira, na máxima em cerca de seis semanas, ajudado por comentários do presidente do Fed, o banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell.
Powell sinalizou que o crescimento estável do país deve continuar e que o melhor caminho é continuar elevando gradualmente a taxa de juros, mas sem que ela suba rapidamente a ponto de de afetar o crescimento. O principal índice de ações da B3 subiu 1,93 por cento, a 78.130,30 pontos, maior patamar de fechamento desde 4 de junho. Na máxima, tocou 78.522,17 pontos. O volume financeiro somou 10,32 bilhões de reais.O discurso de Powell também impactou o câmbio: o dólar fechou em queda de 0,49%, a 3,8460 reais na venda.
Venezuelanos de saída
Dos 127.700 imigrantes venezuelanos que entraram no Brasil pelo município de Pacaraima, na região da fronteira com Roraima, em 2017 e neste ano, mais da metade já deixou o país, segundo dados divulgados pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Dos 68.900 que saíram, a maior parte (47.800) fez o caminho por fronteira terrestre e 21.100 pegaram voos internacionais. Os dados foram apresentados na 5a reunião do Comitê Federal de Assistência Emergencial, realizada na segunda-feira (16) no Palácio do Planalto, e divulgados pela Casa Civil. Entre os venezuelanos que deixam o país por via terrestre, 66% voltaram ao país natal por Pacaraima; 15% pela Ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, no Paraná; 6% por Guajará-Mirim, em Rondônia; 6% por Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; e 7% por outras localidades.
Crivella culpa a imprensa
A prefeitura do Rio de Janeiro informou, por meio de nota à imprensa, que a Justiça do Rio de Janeiro foi induzida a erro por “colocações distorcidas e fora de contexto” por parte da imprensa, em sua decisão sobre o prefeito Marcelo Crivella. O juiz Rafael Cavalcanti Cruz, da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital, determinou nesta segunda (16) que o prefeito carioca pare de utilizar a máquina pública para interesses pessoais ou de grupos religiosos. Caso Crivella contrarie a decisão judicial, o magistrado ameaça afastar o prefeito do cargo. Segundo a nota, as medidas anunciadas pela Justiça “não guardam correlação com a atuação da administração municipal, que tem primado pela inclusão e pelo aumento de oportunidades para todos. Informa ainda que vai esclarecer todas as dúvidas eventualmente apontadas”. Para a prefeitura, a imprensa faz colocações distorcidas sobre o prefeito, o que incentiva e propaga um sentimento de intolerância religiosa.
Embraer negocia 300 aviões
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a Embraer anunciou, nesta terça, acordos de vendas e cartes de interesse de oito clientes para 300 aeronaves, avaliadas em um total de 15 bilhões de dólares. Os anúncios foram feitos durante a Farnborough Air Show, uma das principais feiras de aviações do mundo, que ocorre na cidade de mesmo nome, a sudoeste de Londres. Ainda segundo o jornal, a companhia aérea Republic assinou contrato para 100 aviões, com opção de comprar mais 100. A Mauritânia Airlines comprou dois modelos avaliados em 93,8 milhões de dólares. Já a brasileira Azul assinou uma carta de intenção para 21 aeronaves. A feira é a primeira da qual a Embraer participa após a venda de 80% da sua divisão de aviação comercial para a americana Boeing.
Itaú nas maquininhas
O Itaú Unibanco anunciou nesta terça o lançamento da POP Credicard, sua maquininha de cartões de crédito com ênfase em microempreendedores e pequenas empresas, num contra-ataque a rivais como o PagSeguro que cresceram rapidamente com ofertas como isenção de mensalidade e taxas menores a lojistas. Isenta de mensalidade, a POP Credicard cobrará taxa por operação de 1,99% nas compras pagas com cartão de débito e de 3,98% no crédito. A expectativa do banco é vender de 100.000 a 150.000 máquinas da POP Credicard a lojistas ainda neste ano
Sob pressão, Trump volta atrás
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticado por sua postura em uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que se expressou mal na entrevista coletiva em Helsinque, realizada ontem. “A sentença deveria ter sido ‘eu não vejo razão do por que não foi a Rússia’, algo como uma dupla negativa”, afirmou Trump. Falando a repórteres no Salão Oval da Casa Branca, o presidente disse que tem plena confiança e apoio às agências de inteligência dos EUA e aceitou a conclusão de que a Rússia se intrometeu na eleição. No entanto, disse que as ações russas não tiveram impacto sobre o resultado da votação e que o governo trabalhará agressivamente para proteger as eleições parlamentares de novembro deste ano.
Por um triz
A primeira ministra Theresa May escapou por pouco de um voto que teria posto a perder seus planos para o Brexit, a saída da União Europeia. Por 307 votos a 301, o Parlamento rejeitou uma emenda em uma legislação comercial que teria obrigado o governo a tentar negociar uma união alfandegária com o bloco, caso não seja firmado um acordo que ofereça algum tipo de tratado comercial para bens entre o país e a União Europeia. A margem apertada aponta para o impasse que o Brexit está causando no Parlamento do Reino Unido.