Brasil

Continua a polêmica sobre Belo Monte

Usina no rio Xingu é incluída no PA C,mas ainda há dúvidas se vai realmente sair do papel

Rio Guamá, em Belém: o potencial hídrico do estado é subaproveitado (--- [])

Rio Guamá, em Belém: o potencial hídrico do estado é subaproveitado (--- [])

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h30.

Em estudo desde os anos 80, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, ganhou fôlego neste ano com sua inclusão entre as obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas o próprio governo federal não prevê caminho fácil. A expectativa é que as licenças ambientais para a licitação sejam liberadas entre 2008 e 2009. Com isso, a usina, que exigiria um investimento de 6,8 bilhões de reais, não deve ficar pronta antes de 2013. O projeto da obra é questionado por ambientalistas. Segundo o Ibama, há 12 comunidades indígenas nas áreas que seriam afetadas pela barragem. Os críticos dizem ainda que, por causa da drástica diminuição do volume de água do rio Xingu durante o verão, Belo Monte funcionaria com apenas 40% da capacidade máxima anunciada, de 11 181 MW. Além da construção da polêmica usina, outro projeto de infra-estrutura que se destaca no estado é a ampliação do sistema de abastecimento de água de Belém e municípios vizinhos, com investimento estimado em 300 milhões de reais.

Indicadores
Energia
Transportes

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Governo Lula vai enviar à Câmara projeto que aumenta teto de receita para MEIs

Flávio Bolsonaro se inscreve para discursar em audiência dos EUA sobre 'tarifaço'

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal para sintomas da menopausa

Brasil x Escócia: rodízio será suspenso em São Paulo por jogo da Copa do Mundo