Brasil

Consulado dos Estados Unidos no Rio faz mutirão para conceder vistos

Iniciativa é parte do programa Super Sábado de Vistos

Fila para concessão de visto na porta do consulado americano em São Paulo: Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. (ARQUIVO/VEJA SP)

Fila para concessão de visto na porta do consulado americano em São Paulo: Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. (ARQUIVO/VEJA SP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2012 às 16h26.

Rio de Janeiro - O Consulado dos Estados Unidos no Rio promoveu hoje (7) o primeiro mutirão de 2012 para a concessão de vistos de entrada no país. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, 1.500 pessoas foram entrevistadas por funcionários do consulado.

A iniciativa faz parte do programa Super Sábado de Vistos, que vai até abril e tem o objetivo de atender à crescente demanda de brasileiros que querem embarcar para os Estados Unidos. Ações semelhantes estão sendo realizadas em outros três postos da missão diplomática norte-americana no Brasil: Brasília, São Paulo e Recife.

No ano passado, foram promovidos nove mutirões, com a emissão de cerca de 1 milhão de vistos a brasileiros. Para este ano, a expectativa é que haja um crescimento de 30% nesse número.

Segundo informações do consulado, serão enviados ao longo do ano, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mais de 50 funcionários ao Brasil. Além disso, as áreas consulares dos postos no país devem ser reformadas e ampliadas para melhorar o sistema de entrevistas, dobrar a capacidade atual de atendimento e reduzir o tempo de espera pela entrevista.

O Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. No ano passado, aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros estiveram lá, superando o recorde de 1,2 milhão em 2010. De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, os brasileiros foram os que mais gastaram no país no ano passado e contribuíram com quase US$ 6 bilhões para a economia americana.

Acompanhe tudo sobre:Visto EUA

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe