Brasil

Conselho de Ética discute cassação de Cunha; acompanhe

Parecer de Marcos Rogério é favorável ao afastamento de Eduardo Cunha; votação pode acontecer até a próxima quinta-feira


	Cunha: acusado de quebra de decoro por ter mentido sobre supostas contas no exterior
 (Adriano Machado / Reuters)

Cunha: acusado de quebra de decoro por ter mentido sobre supostas contas no exterior (Adriano Machado / Reuters)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 7 de junho de 2016 às 10h05.

São Paulo — O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados discute hoje o parecer de Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter mentido sobre supostas contas no exterior.

Na semana passada, Rogério apresentou parecer favorável à cassação de Cunha que, desde o início de maio, está afastado do cargo de deputado federal e da presidência da Câmara. 

A votaçaõ deve ser apertada e o debate pode acabar só na próxima quinta-feira. De acordo com informações da Agência Brasil, Cunha conta com dez dos 21 votos do conselho. Se o número estiver certo, o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), decide o assunto. 

O teto do plenário iria cair

Se não houver maioria dentro do Conselho, como quase aconteceu na recente votação do parecer preliminar, o processo pode ser arquivado. Questionado por EXAME.com sobre como a opinião pública reagiria a este resultado, Araújo foi ao ponto: Eu acho que o teto do plenário iria cair, disse.

Independente do curso tomado pelo processo, parlamentares devem levar recursos à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Depois de julgados, o processo volta para o Conselho de Ética e, se aceito, passa para a Mesa Diretora, travando a pauta e obrigando o plenário a deliberar. Com apoio de maioria simples de 257 dos 513 deputados ao relatório final, Cunha perde o mandato.

Acompanhe as discussões:

https://youtube.com/watch?v=FpjDuCIlhYQ

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEduardo CunhaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024