Brasil

Comissão aprova projeto que autoriza hotéis a reduzir tempo da diária

O texto altera a Lei Geral do Turismo, que define a duração da diária hoteleira em 24 horas

Hotéis: o relator também excluiu a possibilidade de multa (Thomas Barwick/Getty Images)

Hotéis: o relator também excluiu a possibilidade de multa (Thomas Barwick/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de setembro de 2023 às 12h32.

Última atualização em 25 de setembro de 2023 às 12h42.

Priorizar nos meus resultados Google

A Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 20, um projeto que autoriza hotéis a anteciparem em até 2 horas a saída de hóspedes a fim de preparar a unidade para o próximo cliente.

O texto altera a Lei Geral do Turismo, que define a duração da diária hoteleira em 24 horas. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e, caso seja aprovado, será votado no plenário.

Segundo o relator do texto, Thiago de Joaldo (PP-SE), ao obrigar que os hotéis respeitem a duração completa da diária, como prevê o Projeto de Lei nº 641/11, do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), você prejudica o setor hoteleiro.

“Há de se ter em mente que existe uma impossibilidade prática de se concederem efetivas 24 horas de diária. Esquece-se que, entre a saída de um cliente e a entrada de outro, é necessária a realização de limpeza e de arrumação do quarto, que, obviamente, demanda algum tempo”, pontuou o relator.

Fim da multa e definição de Airbnb

Joaldo também excluiu a previsão de multa para estabelecimentos que descumprirem a diária de 24 horas. “A Lei nº 11.771/08 já prevê penalidades em caso de não observância de seus dispositivos”, acrescentou. O deputado incluiu na Lei do Turismo a definição de estabelecimentos que prestam serviços de alojamento temporário por meio de sites e aplicativos, como Airbnb e Vrbo.

Acompanhe tudo sobre:HotéisCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

TSE anula votos de Garotinho e abre caminho para vitória de Ruas no 1º turno

Só 22% dos eleitores que faltaram ao 1º turno consideram votar no 2º, diz pesquisa

Alerta severo de tempestade: veja estados com risco de granizo e ventania

No Sudeste, Flávio Bolsonaro tem 10 pontos de vantagem sobre Lula, diz Poder/Aya