Brasil

Começa coleta de dados de censo escolar da educação básica

O censo escolar é anual e são prestadas informações sobre a infraestrutura, turmas, matrículas, alunos, docentes e rendimento escolar das unidades de ensino


	Censo Escolar: os dados do censo servem de subsídio para a avaliação, definição e implementação de políticas públicas de educação
 (Thinkstock)

Censo Escolar: os dados do censo servem de subsídio para a avaliação, definição e implementação de políticas públicas de educação (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2016 às 11h31.

A primeira coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 começa hoje (27). Diretores e responsáveis por escolas podem iniciar o preenchimento do censo, pela internet, no sistema Educacenso. O prazo se encerra no dia 31 de agosto.

O censo escolar é feito anualmente e são prestadas informações detalhadas sobre a infraestrutura, turmas, matrículas, alunos, docentes e rendimento escolar das unidades de ensino públicas e particulares.

Os dados do censo servem de subsídio para a avaliação, definição e implementação de políticas públicas de educação e distribuição de recursos da União a estados e municípios.

A data de referência das informações prestadas deve ser a de 25 de maio, Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica.

Após o preenchimento dos dados pelos diretores e responsáveis, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência dos dados e as informações preliminares são publicadas no Diário Oficial da União.

Por um prazo de 30 dias, a contar da publicação, o sistema fica aberto para eventual correção de informações.

A segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 deve ter início em 2 de fevereiro de 2017. Nessa fase, serão coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolares dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono).

Portaria com o cronograma do censo foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 8.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEscolasInternet

Mais de Brasil

Custo Brasil pode ser reduzido em R$ 530 bilhões até 2035 com avanço de seis agendas estratégicas

PF: Plano para matar Moraes foi cancelado após recusa do exército em apoiar golpe

Gilmar Mendes autoriza retomada de escolas cívico-militares em São Paulo