Brasil

Cinegrafista da Band tem morte cerebral

Santiago Ilídio Andrade teve morte cerebral na manhã de hoje. Ele foi atingido por um rojão na última quinta. Advogado de preso diz saber quem acendeu artefato


	Pessoas socorrem o cinegrafista Santiago Andrade após ele ser atingido por rojão em confronto entre PMs e manifestantes: após 4 dias em coma, morte cerebral
 (Reprodução/TV Globo)

Pessoas socorrem o cinegrafista Santiago Andrade após ele ser atingido por rojão em confronto entre PMs e manifestantes: após 4 dias em coma, morte cerebral (Reprodução/TV Globo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 12h10.

São Paulo - O cinegrafista da TV Band, Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral diagnosticada nesta segunda-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde a última quinta, quando foi atingido por um rojão em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade.

Andrade estava em coma no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro. Ele havia sofrido afundamento do crânio e permanecia internado em estado grave desde então.

Neste sábado, o rapaz que apareceu em imagens da TV passando o rojão para um terceiro se entregou à polícia.

O tatuador Fábio Raposo, de 22 anos, disse desconhecer a identidade da pessoa responsável por acender o artefato, mas afirmou que cooperaria com a polícia na identificação.

Ele permanece detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, com prisão preventiva decretada por 30 dias. Hoje, seu advogado afirmou que já tem a identidade do outro envolvido, mas não revelou o nome.

Cinegrafista há mais de 20 anos, Santiago trabalhava na Band havia 10. Ele deixa uma filha e três enteados.

A ocorrência na última quinta motivou notas de repúdio e pedidos de investigação por parte de sindicatos de jornalistas e associações ligadas à imprensa.

Veja abaixo um dos vídeos, com cenas fortes, que registra o momento em que o cinegrafista foi atingido. Por causa da ampla cobertura da imprensa no local, a polícia contou com vários registros da cena, entre eles de agências de internacionais, câmeras de segurança e fotógrafos.

//www.youtube.com/embed/UhIh7zk3rUM

Acompanhe tudo sobre:Emissoras de TVMortesRede BandeirantesRedes de TVServiçosVídeosVídeos de Brasil

Mais de Brasil

Boulos sela aliança com PMB, partido pelo qual ex-ministro de Bolsonaro queria sair candidato em SP

Chuvas no RS: Guaíba deve levar 12 dias para ficar abaixo da cota de inundação

Casos de leptospirose explodem no RS e aumentam em 65,5% nas últimas 24h

Lula critica pagamento de dívida por países pobres e defende mais investimentos em saúde e educação

Mais na Exame