Brasil

Chanceler espanhol expressa satisfação em encontro com Lula

"Foi para mim um encontro muito emocionante, uma conversa absolutamente afetuosa com um dos líderes mais importantes que a América Latina já teve", disse García-Margallo

Em outubro do ano passado, Lula interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe (José Cruz/ABr)

Em outubro do ano passado, Lula interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h42.

São Paulo - O ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, classificou como "afetuoso e emocionante" o encontro que teve nesta quinta-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Foi para mim um encontro muito emocionante, uma conversa absolutamente afetuosa com um dos líderes mais importantes que a América Latina já teve", disse García-Margallo à Agência Efe depois da reunião de quase uma hora com Lula.

O ex-governante brasileiro, de 66 anos, que em outubro passado interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe que lhe foi diagnosticado, tem retomado gradualmente suas atividades nas últimas semanas.

No dia 28 de março, os médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, onde Lula foi tratado com químio e radioterapia, anunciaram que o tumor de três centímetros do ex-líder havia desaparecido totalmente.

Na reunião com Lula, García-Margallo disse ter debatido a agenda bilateral e regional. "Conversamos sobre a região, as relações entre a União Europeia, em geral, e a Espanha, em particular, com a América Latina e o Brasil", declarou o chanceler.

O segundo dia da visita do ministro espanhol ao Brasil terminaria nesta tarde com uma reunião com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e com uma recepção no Colégio Miguel de Cervantes.

Posteriormente, García-Margallo viajaria ao Rio de Janeiro, onde concluirá nesta sexta-feira sua primeira viagem oficial ao Brasil, que iniciou na quarta-feira em Brasília, onde se reuniu com seu colega de pasta brasileiro, Antonio Patriota.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula estava com Haddad no Alvorada durante explosões na Praça dos Três Poderes

Ibaneis está na Itália e tem volta a Brasília prevista para sexta, após duas explosões na cidade

Segurança cerca STF com grades após explosões na Praça dos Três Poderes