Brasil

Empresas de energético do Canada acessaram a informações

Segundo The Guardian, governo trocou informações "confidenciais" durante reuniões "secretas" organizadas a partir de 2005


	CPI da Espionagem ouve o jornalista Glenn Greenwald sobre as denúncias de espionagem ao Brasil
 (Elza Fiuza/ABr)

CPI da Espionagem ouve o jornalista Glenn Greenwald sobre as denúncias de espionagem ao Brasil (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 23h19.

Montreal - O governo canadense trocou informações "confidenciais" com empresas do setor energético durante reuniões "secretas" organizadas a partir de 2005 e das quais também participaram organismos de inteligência, informou nesta quarta-feira o jornal britânico The Guardian.

Essas revelações são feitas em um momento de relações tensas entre Brasília e Ottawa depois que a Rede Globo revelou no domingo casos de espionagem do Canadá nas comunicações do Ministério das Minas e Energia, um setor no qual empresas canadenses têm grandes interesses no Brasil.

As reuniões entre o governo, as agências de inteligência e as empresas convidadas (duas por ano) têm o objetivo de abordar as "ameaças" à infraestrutura energéticas, os "desafios aos projetos energéticos apresentados pelos grupos ambientalistas", "a cibersegurança" e "a espionagem econômica", indica The Guardian, que cita documentos obtidos graças à lei de acesso à informação.

Segundo um alto funcionário do Ministério dos Recursos Naturais, citado pelo documento, esses encontros permitem desenvolver "a confiança mútua" entre as partes, o que ajuda a trocar informações "confidenciais".

A última reunião, em maio de 2013, foi dedicada à "segurança do desenvolvimento energético" e as refeições foram pagas pela operadora de oleodutos Enbridge, que tem um projetos de investimento que sofre forte oposição no Quebec.

Legislador por Calgary, capital da indústria petroleira canadense, o primeiro-ministro conservador Stephen Harper, no poder desde 2006, é um fervoroso defensor da exploração dos recursos naturais de seu país. Seu governo, que não ratificou o Protocolo de Kioto (que regula as emissões de gases do efeito estufa), pede com insistência que Washington autorize a construção de um oleoduto entre Canadá e Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEspionagemMinistério de Minas e EnergiaPaíses ricos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP