Brasil

Canadá aprova ex-chanceler de Bolsonaro para embaixada após indicação de Lula

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado

Carlos França foi ministro de Relações Exteriores na gestão Jair Bolsonaro (Eric Oelke/Flickr)

Carlos França foi ministro de Relações Exteriores na gestão Jair Bolsonaro (Eric Oelke/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 25 de maio de 2023 às 13h18.

Priorizar nos meus resultados Google

O governo do Canadá concedeu agrément - o "aceite" formal - para Carlos França, que foi ministro de Relações Exteriores na gestão Jair Bolsonaro, assumir a embaixada do Brasil em Ottawa. A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Indicação

França foi indicado ao cargo há três meses e estava em banho-maria por parte do governo canadense desde então. O agrément foi destravado após a reunião bilateral em Hiroshima de Lula com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, às margens da cúpula do G7, na semana passada.

O ex-chanceler de Bolsonaro é considerado um quadro técnico do Itamaraty, que diz, nos bastidores, evitar qualquer tipo de "caça às bruxas" contra quem trabalhou no governo passado.

Ainda assim, a indicação de Carlos França desagrada parte dos diplomatas por sua participação em reunião promovida por Bolsonaro no ano passado com embaixadores de outros países, marcada por ataques sem fundamento ao sistema eleitoral brasileiro. O caso parou no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe tudo sobre:CanadáLuiz Inácio Lula da SilvaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Zanin rejeita pedido de Paes contra decisão do TSE que declara Ruas vencedor no 1º turno no Rio

Pesquisa Datafolha DF no 2º turno: Celina tem 55% e Grass, 37%

Pesquisa Datafolha 2º turno: Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula, 48%, dos votos válidos

Cury declara apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno e diz que Lula 'já deu'