Câmara restabelece financiamento empresarial de campanhas

Os deputados derrubaram a mudança feita pelos senadores por 285 votos a 180, de acordo com a Agência Câmara Notícia

Rio de Janeiro - A Câmara dos Deputados derrubou a proibição aprovada pelo Senado a doações de empresas para partidos políticos e restabeleceu o financiamento empresarial de campanhas, em votação de projeto de reforma eleitoral na noite de quarta-feira.

O Senado havia retirado o financiamento empresarial do texto aprovado inicialmente pela Câmara, mas os deputados derrubaram a mudança feita pelos senadores por 285 votos a 180, de acordo com a Agência Câmara Notícias.

O texto aprovado na Câmara estabelece que as empresas só poderão doar dinheiro aos partidos, não aos candidatos.

Além disso, empresas contratadas para realizar obras, prestar serviços ou fornecer bens a órgãos públicos não poderão fazer doações para campanhas na circunscrição eleitoral de onde o órgão estiver localizado.

O texto agora seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Críticos do financiamento privado de campanhas eleitorais afirmam que as doações de empresas estão diretamente ligadas aos casos de corrupção como o investigado na Petrobras pela operação Lava Jato.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.