Calorão e risco de temporais: confira como fica o tempo no país, nesta terça-feira
Inmet emite três alertas de "perigo" e "perigo potencial" de chuvas intensas e tempestades para o país
Agência de notícias
Publicado em 28 de novembro de 2023 às 09h38.
Após um período de temperaturas mais amenas, a previsão volta a ser de calor no país, com maiores volumes de chuva o Sul e o Centro-Oeste. No último sábado e domingo, as temperaturas caíram em diferentes regiões, mas a previsão de altas temperaturas se estende até meados de 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de calor e pancadas ao longo da semana, com alertas de chuvas intensas e tempestades para terça-feira.
Como fica a previsão no sul?
O Inmet emitiu alerta de "perigo" de tempestades para todo o Paraná, Santa Catarina e a parte norte do Rio Grande do Sul. A previsão para terça-feira é de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos e possível queda de granizo para a região ao longo de todo o dia. Há risco de corte de energia elétrica e de alagamentos e a recomendação é, em caso de rajadas, que a população não se abrigue debaixo de árvores e desligue aparelhos elétricos.
- Após calorão, Brasil tem previsão de tempestade e queda nas temperaturas; veja previsão
- Última semana do mês será marcada por mais chuva em boa parte do país; veja a previsão
- Carnaval 2024: começa a venda de ingressos para os desfiles de SP; veja valores e como comprar
- Após onda de calor, chuvas e tempestades atingem a maior parte do país; veja previsão
- Até quando vai o frio em São Paulo? Veja previsão do tempo para a semana
- Quando volta a fazer frio em SP? Veja a previsão para o fim de semana
As temperaturas estão com tendência de alta e devem ficar em torno de 17°C e 23°C, com umidade mínima de 80%.
Como fica o Sudeste e Centro-Oeste?
O Inmet também publicou alertas de tempestades de nível amarelo para a região Sudeste, o que indica que há um perigo potencial de chuvas no interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais.
O Mato Grosso do Sul e Goiás também serão atingidos por pancadas, no início da semana. A região deve enfrentar chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos. O risco de corte de energia elétrica e de alagamentos é baixo, mas a recomendação é que todos devem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Os cariocas também terão tempestades nesta terça-feira, e as temperaturas podem atingir 32°C. As precipitações serão fracas, com maior intensidade na parte da tarde.
Previsão de chuvas intensas para o Norte
Praticamente toda a região Norte está com "Perigo Potencial" de chuvas intensas. Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará e Tocantins têm a previsão de uma terça-feira chuvosa, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. O risco de queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.
E o Nordeste?
O início da semana terá pancadas de chuva isoladas em áreas do Rio Grande Norte, Ceará e sertão paraibano. Na faixa litorânea entre Pernambuco e Sul da Bahia, estão previstas chuvas pontuais. Os nordestinos do interior escapam, já que a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa.
As temperaturas ficam entre 25° e 30°C em grande parte dos estados, com umidade mínima de 55%. A região está sob a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que inibe a formação de nuvens de chuva