Butantan recebe IFA para produzir mais 4 milhões de doses de Coronavac
A remessa permitirá a produção de 4 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac
André Martins
Publicado em 1 de agosto de 2021 às 21h18.
Última atualização em 1 de agosto de 2021 às 21h24.
O Instituto Butantan recebe neste domingo, 1º, mais 2 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo ( IFA ) para produção da vacina contra covid-19 Coronavac . A remessa permitirá a produção de 4 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
O avião vindo da China pousará no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, as 4 milhões de doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 15 a 20 dias depois que a produção começar.O imunizante será, então, disponibilizado para aplicação em todo o país.
Até o momento, o Butantan já entregou 61,6 milhões de doses da vacina encomendada por dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. A previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas.
No último dia 13 de julho foram recebidos mais 12 mil litros de IFA que vão permitir o envase de 20 milhões de doses da Coronavac.
Pedido para aplicação em menores de idade
Na última sexta-feira, 30, aAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. A empresa quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina.
A vacina está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas com 18 anos de idade ou mais desde o dia 17 de janeiro deste ano.
Até o momento, a única vacina contra covid-19 aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a vacina daPfizer, que tem indicação em bula para uso a partir de 12 anos de idade.
- Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.