Situação do país diante do Brexit é de solidez, diz Fazenda

Em nota, a pasta assegurou que o país está preparado para "atravessar com segurança períodos de instabilidade externa"

Brasília - Diante da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), conforme plebiscito, o Ministério da Fazenda afirmou nesta sexta-feira, 24, que a situação no Brasil é de "solidez e segurança porque os fundamentos são robustos".

Em nota, a pasta assegurou que o país está preparado para "atravessar com segurança períodos de instabilidade externa".

A Fazenda elencou o expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro, em quantidade suficiente para financiar as transações correntes, como mostras dessa segurança.

As condições de financiamento da dívida pública brasileira também permanecem sólidas em meio à volatilidade nos mercados financeiros, que se dá "em função de eventos externos", diz a Fazenda.

"O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais."

A pasta menciona também as "medidas fiscais estruturantes de longo prazo" apresentadas pelo governo. "A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país reflete essas ações", afirma.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.