Brasil

Brasileiro prefere usar dinheiro vivo para pagamentos

Pesquisa feita pelo Banco Central também mostrou que mais da metade dos brasileiros recebe o salário em dinheiro vivo

Segundo o BC, 72% dos pagamentos no país são feito com cédulas ou moedas (Divulgação)

Segundo o BC, 72% dos pagamentos no país são feito com cédulas ou moedas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 17h05.

Brasília – A forma de pagamento mais usada pelo brasileiro continua sendo o dinheiro vivo, em que pese as facilidades do uso dos cartões de crédito e de débito. Pesquisa divulgada hoje (28) pelo Banco Central (BC), relativa a 2010, mostra que, dentre todas as formas de pagamento usadas no Brasil, cédulas e moedas respondem por 72%. Além disso, 55% dos trabalhadores ainda recebem salários em dinheiro vivo.

Os dados constam da pesquisa O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro, que verificou crescimento expressivo do percentual de brasileiros que abriram contas bancárias nos últimos anos, em função das campanhas de inclusão bancária e do aumento da renda e do emprego. Em 2007, só 39% da população tinha conta-corrente em banco. No ano passado, o índice aumentou para 51%.

A pesquisa do BC não cita números, mas constatou que houve “considerável crescimento” no uso do cartão de crédito e de débito nos três anos em análise. Principalmente no pagamento de contas e nas compras em supermercados, com destaque para eletrodomésticos, roupas e calçados. De acordo com o BC, o valor médio das despesas mensais por pessoa cresceu 40% entre 2007 e 2010, situando-se em R$ 808.

A pesquisa revela ainda que as campanhas feitas pelo BC sobre uso e conservação do dinheiro têm sido importantes para a população identificar os elementos de segurança das cédulas. Para 87% dos entrevistados, a campanha ajuda as pessoas a se proteger das falsificações.

A quantidade de pessoas que verificam se a nota é verdadeira cresceu de 51%, em 2007, para 61%, em 2010. A pesquisa demonstra também que, quanto mais alto o valor da cédula, maior a preocupação se o dinheiro é verdadeiro ou falso. Entre os elementos de segurança, a marca d'água é o mais verificado, segundo 41% dos entrevistados, seguido pelo fio de segurança (37%) e pela textura (25%).

Acompanhe tudo sobre:MoedasMercado financeiroBanco Centralcedulas-de-dinheiro

Mais de Brasil

CNH automática para 'bom condutor' entra em vigor nesta segunda-feira; veja como obter

Alfa, Gerp e Quaest: quando saem e quais são as próximas pesquisas eleitorais?

Ministério da Saúde anuncia suspensão de vacina da dengue do Butantan após mortes suspeitas

Nunes Marques suspende pesquisa eleitoral da AtlasIntel que aponta queda de Flávio Bolsonaro