Brasil

Brasil pode ouvir Snowden em outro país, diz Patriota

Patriota reiterou que o Brasil não concederá asilo político ao consultor de informática

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 19h20.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, admitiu hoje (10) a possibilidade de ouvir, fora do Brasil, o consultor norte-americano Edward Snowden, que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, e revelou que cidadãos brasileiros foram monitorados pelos Estados Unidos.

Mas o chanceler não forneceu detalhes sobre como a operação pode ser feita. Patriota reiterou que o Brasil não concederá asilo político ao consultor de informática.

Especialistas na área internacional informam que, mesmo com a negativa de concessão de asilo, Snowden pode ser ouvido em qualquer país que venha a fixar residência. O Brasil mantém relações diplomáticas com todos os países, sem exceção, segundo o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

Ontem (9), Patriota disse que o Brasil não irá conceder asilo político ao norte-americano. “Não responderemos à solicitação de asilo. Não será concedido”, disse o chanceler. Snowden recebeu e aceitou a oferta de asilo político da Venezuela e, segundo o ministro, prepara a viagem.

O chanceler ressaltou ainda que o governo do Brasil pretende recorrer à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (Estados Unidos), e União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra (Suíça), sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros.

Patriota, os ministros José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional) e Celso Amorim (Defesa) participam de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre as denúncias de espionagem a cidadãos brasileiros por agências norte-americanas.

Acompanhe tudo sobre:Antonio PatriotaDiplomaciaEdward SnowdenEspionagemPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho