Brasil é o terceiro mais insatisfeito com a democracia entre 27 países

83% dos brasileiros estão insatisfeitos com a democracia e apenas 9% acham que a própria situação econômica é boa, segundo pesquisa de meados de 2018

São Paulo – 83% dos brasileiros estão insatisfeitos com o funcionamento da democracia no país e apenas 16% estão satisfeitos .

A frustração é alta na comparação com a mediana mundial, que é de 51% de satisfação contra 45% de insatisfação, e subiu 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O índice brasileiro só perde, entre 27 países, da Grécia (84% de insatisfação) e o México (85%). O país mais satisfeito nesse quesito é a Suécia (69%).

Os números são de uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira (29) e realizada com 30 mil pessoas entre 14 de maio e 12 de agosto de 2018.

No Brasil, foram 1.008 entrevistas presenciais em Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal entre 22 de maio e 18 de julho.

O período é anterior à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e compreende o governo de Michel Temer (PMDB) nas semanas durante e logo após a greve dos caminhoneiros.

55% dos brasileiros discordam que “os direitos das pessoas de expressar suas visões em público seja protegido” no país, contra 42% que concordam.

A insatisfação com o funcionamento da democracia é maior (88%) entre aqueles que discordam da frase do que entre aqueles que concordam (78%).

A insatisfação com a democracia não está fortemente correlacionada mundialmente com o nível de riqueza de um país e sim com o pessimismo em relação às condições econômicas atuais.

“Na Alemanha e no Brasil, a sensação crescente de que a economia não está em um bom estado tem sido acompanhada de mudanças de dois dígitos na insatisfação democrática”, escreve a Pew no relatório.

Veja alguns dos gráficos (em inglês):

Porcentagem daqueles que acham que a democracia estão funcionando em seu país

Chart showing that there are divided views on the state of democracy across the 27 countries that were surveyed.

Mudança na taxa de insatisfação entre 2017 e 2018

Chart showing that dissatisfaction with how democracy is working increased in many countries across the 27 included.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.