Em novo exame, Bolsonaro testa positivo para a covid-19

O presidente anunciou que contraiu a doença no dia 7 de julho, depois de sentir sintomas respiratórios

O presidente Jair Bolsonaro continua infectado pelo coronavírus. Ele testou positivo para a covid-19 no exame realizado nessa terça-feira. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirmou que Bolsonaro “segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da presidência”.

Entre os auxiliares do presidente, a expectativa era de que o resultado fosse negativo e ele pudesse voltar a despachar no Palácio do Planalto ainda nesta semana. Bolsonaro também disse que iria viajar para o Piauí na sexta-feira. Agora, o presidente deve permanecer isolado no Alvorada.

Bolsonaro anunciou no dia 7 de julho que estava com a Covid-19. Desde então, ele participa de agendas apenas por meio de videoconferência. Na semana passada, o presidente disse que havia feito um novo teste e que o resultado seguia positivo.

O primeiro teste foi realizado após Bolsonaro apresentar febre de 38 graus e mal-estar. Antes mesmo de o diagnóstico ser confirmado, o presidente disse a apoiadores que já havia começado a tomar hidroxicloroquina com azitromicina — remédios usados para outras doenças sem comprovação científica contra a Covid-19.

Para monitorar um dos efeitos colaterais da hidroxicloroquina, a arritmia cardíaca, Bolsonaro estava fazendo dois exames de monitoração do coração por dia, conforme mostrou O GLOBO.

— Todo mundo sabia que mais cedo ou mais tarde ia atingir uma parte considerável da população. Eu, por exemplo, se não tivesse feito o exame, não saberia do resultado. E ele acabou de dar positivo — disse Bolsonaro ao anunciar que estava com a Covid-19, ressaltando se sentir bem.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.