Jair Bolsonaro: Bolsonaro: Candidato foi esfaqueado durante campanha no centro da cidade de Juiz de Fora (Diego Vara/Reuters)
Clara Cerioni
Publicado em 21 de setembro de 2018 às 12h42.
Última atualização em 21 de setembro de 2018 às 13h02.
São Paulo — O candidato do PSL para concorrer à presidência, Jair Bolsonaro, segue na liderança para o primeiro turno da corrida eleitoral com 30% das intenções de voto, segundo pesquisa eleitoral da Genial Investimentos em parceria com o Brasilis divulgada nesta sexta-feira (21).
O levantamento mostra que em segundo lugar está Fernando Haddad (PT), com 17% dos votos. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7%, empatado com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
O eleitorado que vai votar branco ou nulo é 11%, já os indecisos são 7%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 1.000 entrevistas em todas as regiões do país.
Segundo a simulação, Bolsonaro ganha em todos os cenários. No entanto, se for considerada a margem de erro, há um empate técnico em todas as disputas.
Se o oponente for Haddad, o candidato do PSL aparece com 42% dos votos sobre 40% do petista. Já se o confronto for com Alckmin, Bolsonaro tem 38% contra 35% do tucano.
Haddad conquistou votos entre eleitores com ensino fundamental e beneficiários do bolsa família. Bolsonaro se destaca entre os segmentos de escolaridade mais elevada.
Além disso, gênero e religião se apresentam como fatores determinantes. O candidato do PSL se destaca entre os homens, mas tem dificuldades com o eleitorado feminino - que prefere Haddad no 2º turno.
O eleitorado evangélico que pretende votar em Bolsonaro pode explicar o patamar elevado atingido pelo candidato, afirma a pesquisa.
Jair Bolsonaro - 30%
Fernando Haddad - 17%
Ciro Gomes – 7%
Geraldo Alckmin – 7%
Marina Silva – 6%
João Amoêdo – 5%
Alvario Dias – 4%
Henrique Meirelles – 3%
Cabo Daciolo – 1%