Brasil

Bolsonaro tem 30% e Haddad abre 10 pontos sobre Ciro, diz Genial

Primeira pesquisa eleitoral da Genial Investimentos mostra um segundo turno concorrido para todos os cenários

Jair Bolsonaro: Bolsonaro: Candidato foi esfaqueado durante campanha no centro da cidade de Juiz de Fora (Diego Vara/Reuters)

Jair Bolsonaro: Bolsonaro: Candidato foi esfaqueado durante campanha no centro da cidade de Juiz de Fora (Diego Vara/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 12h42.

Última atualização em 21 de setembro de 2018 às 13h02.

São Paulo — O candidato do PSL para concorrer à presidência, Jair Bolsonaro, segue na liderança para o primeiro turno da corrida eleitoral com 30% das intenções de voto, segundo pesquisa eleitoral da Genial Investimentos em parceria com o Brasilis divulgada nesta sexta-feira (21).

O levantamento mostra que em segundo lugar está Fernando Haddad (PT), com 17% dos votos. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7%, empatado com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. 

O eleitorado que vai votar branco ou nulo é 11%, já os indecisos são 7%.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 1.000 entrevistas em todas as regiões do país. 

2º turno

Segundo a simulação, Bolsonaro ganha em todos os cenários. No entanto, se for considerada a margem de erro, há um empate técnico em todas as disputas.

Se o oponente for Haddad, o candidato do PSL aparece com 42% dos votos sobre 40% do petista. Já se o confronto for com Alckmin, Bolsonaro tem 38% contra 35% do tucano. 

Desempenho

Haddad conquistou votos entre eleitores com ensino fundamental e beneficiários do bolsa família. Bolsonaro se destaca entre os segmentos de escolaridade mais elevada.

Além disso, gênero e religião se apresentam como fatores determinantes. O candidato do PSL se destaca entre os homens, mas tem dificuldades com o eleitorado feminino - que prefere Haddad no 2º turno.

O eleitorado evangélico que pretende votar em Bolsonaro pode explicar o patamar elevado atingido pelo candidato, afirma a pesquisa.

Intenção de voto no primeiro turno

Jair Bolsonaro - 30%

Fernando Haddad - 17%

Ciro Gomes – 7%

Geraldo Alckmin – 7%

Marina Silva – 6%

João Amoêdo – 5%

Alvario Dias – 4%

Henrique Meirelles – 3%

Cabo Daciolo – 1%

 

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadJair BolsonaroPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU