Brasil

Bolsonaro: questão ambiental "atrapalha um pouquinho" relação com Biden

O presidente disse que também sofre ataques o tempo todo de países europeus pelas questões ambientais e que está pronto para conversar com todos esses países

Presidente Jair Bolsonaro (Alan Santos/PR/Flickr)

Presidente Jair Bolsonaro (Alan Santos/PR/Flickr)

R

Reuters

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 13h16.

Última atualização em 30 de agosto de 2021 às 14h06.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que a quase obsessão do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com a questão ambiental atrapalha "um pouquinho" o Brasil, mas fez questão de ressalvar que o diálogo com a gestão americana é bom.

"Obviamente o governo Biden é um governo mais de esquerda, um governo que tem quase uma obsessão para a questão ambiental. Então isso atrapalha um pouquinho a gente, porque o Brasil é o país que mais preserva seu meio ambiente", disse Bolsonaro.

Em entrevista ao programa Fábio Sousa, veiculado pelas redes sociais, o presidente disse que também sofre ataques o tempo todo de países europeus pelas questões ambientais e que está pronto para conversar com todos esses países.

O presidente repetiu sua avaliação de que governos anteriores, exceto o de Michel Temer, não tinham nenhuma simpatia pelo povo americano e que o diálogo não era bom com os Estados Unidos. Segundo Bolsonaro, isso mudou com ele. "Comigo está bom", disse.

"Nós sabemos e mantemos contato com o governo americano dos problemas que existem na América Latina e que há interesse obviamente por parte dos Estados Unidos em buscar preservar cada vez mais ou manter a democracia nesses países", acrescentou.

Durante a campanha presidencial americana, Bolsonaro foi um entusiasta da reeleição do então presidente Donald Trump, republicano. Mas ele foi derrotado pelo democrata Joe Biden.

Na época da campanha, Biden chegou a propor que países de todo mundo se reunissem para fornecer 20 bilhões de dólares para a preservação da Amazônia e disse que o Brasil enfrentaria “consequências econômicas significativas”, caso o país não parasse a destruição da floresta.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Governo BidenGoverno BolsonaroJair BolsonaroJoe BidenMeio ambiente

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento