Brasil

Bolsonaro fará pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira

Este será o quinto pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus desde o início de março

Bolsonaro: pronunciamento vai ao ar às 20h30 (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

Bolsonaro: pronunciamento vai ao ar às 20h30 (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

R

Reuters

Publicado em 8 de abril de 2020 às 16h29.

Última atualização em 8 de abril de 2020 às 17h38.

O presidente Jair Bolsonaro fará na noite desta quarta-feira mais um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para tratar da epidemia de coronavírus, confirmou à Reuters o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.

Esse será o quinto pronunciamento de Bolsonaro sobre o assunto desde o dia 6 de março. Uma semana antes, em 26 de fevereiro, o país havia registrado o primeiro caso conhecido de coronavírus.

O último pronunciamento, na semana passada, gravado sob a influência de seus ministros mais próximos, mostrou um tom moderado, em que não pediu o fim do isolamento, admitiu que a epidemia era "o maior desafio da nossa geração" e agradeceu a união dos três Poderes, governadores e prefeitos em torno do combate à epidemia.

A mudança foi recebida com alívio por seus auxiliares mais próximos, depois que no pronunciamento anterior Bolsonaro criticara os governadores, pedira o fim do isolamento e chamara a epidemia de "gripezinha" em rede nacional.

Poucos dias depois, no entanto, em entrevistas, o presidente voltou ao tom belicoso anterior, retomou a defesa do fim do isolamento horizontal, criticou governadores e ainda voltou suas baterias contra seu próprio ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

Nestes últimos dias, Bolsonaro ameaçou Mandetta de demissão seguidas vezes em público e reclamou do ministro ter "virado estrela" e não ter seguido suas orientações sobre isolamento e o uso generalizado do medicamento cloroquina.

No entanto, de acordo com uma fonte, o presidente abriu uma "trégua, mesmo que temporária", com o ministro, e nesta quarta-feira tiveram um encontro "tranquilo".

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroCoronavírus

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas