Brasil

Bolsonaro e ministros participam de evento Brasil-Países Árabes

Evento em São Paulo terá discussões sobre impacto de ESG e pandemia no comércio entre os países, além de sessões de apresentação de empresas

Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: patrocínio de autoridades da cidade a evento para estreitar relação comercial com Brasil (Leandro Fonseca/Exame)

Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: patrocínio de autoridades da cidade a evento para estreitar relação comercial com Brasil (Leandro Fonseca/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2022 às 06h32.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira promove nesta segunda-feira, 4, a quarta edição do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, dedicado aos temas da relação bilateral entre o Brasil e os 22 países que formam a Liga dos Estados Árabes.

Realizado no hotel Renaissance, em São Paulo, o evento deve contar com a presença, de forma virtual, do presidente Jair Bolsonaro, além dos ministros Paulo Guedes (Economia), Marcos Montes (Agricultura), Joaquim Álvaro Leite (Meio Ambiente) e Flávio Rocha (Secretário Especial de Assuntos Estratégicos), que participarão por videochamada.

Presencialmente, estará o vice-presidente Hamilton Mourão.

Do lado árabe, estão previstas intervenções da ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Mariam Al Mehairi, e do ministro de Comércio e Indústria marroquino, Riad Mezouar.

A quarta edição do fórum foi dividida em quatro painéis.

O primeiro painel vai fazer um balanço dos impactos da covid-19 no comércio bilateral, ao mesmo tempo em que propõe caminhos para o futuro da parceria entre brasileiros e árabes e delinear as tendências que vão moldar as características desse comércio nos próximos anos.

O painel terá como destaque a participação do embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

O segundo painel vai buscar discutir formas de agregar valor ao atual comércio entre as duas regiões, estratégias para ampliar a competitividade dos produtos brasileiros e fomentar investimentos bilaterais.

O painel também vai fazer uma análise dos impactos do possível ingresso do Brasil na OCDE, o chamado clube dos países ricos.

A discussão terá como destaque a participação do presidente do New Development Bank, Marcos Troyjo, e ngela Martins, CEO para América Latina do First Abu Dhabi Bank.

O terceiro painel vai dar destaque ao ESG, sigla para ambiente, social e governança, com a proposta de destacar iniciativas de empresas globais já estabelecidas no mundo árabe, delinear suas práticas, bem como as principais tendências em governança internacional.

O debate terá como participantes de destaque o CEO da gigante de alimentos BRF, Lourival Luz, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, e o vice-presidente da certificadora FAMBRAS Halal, Ali Hussein El Zoghbi.

O último painel vai trazer uma discussão sobre como a digitalização está influenciando o comércio nos países árabes, uma das regiões do mundo onde o varejo eletrônico mais cresce.

A discussão, que vai enfocar o papel de tecnologias como Metaverso e Blockchain no comércio online, terá Roberta Junqueira, diretora de operações da Biobots Tec, e de Ahmed Elmurtada, sócio na @249Startups.

O Fórum Econômico Brasil-Países Árabes terá ainda reuniões bilaterais com delegações empresariais do Líbano, dos Emirados Árabes Unidos, do Egito, do Kuwait, da Jordânia e outros países, com pelo menos 120 empresários.

Eles vão participar de rodadas de negócios com potenciais parceiros no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Emirados ÁrabesExame HojeGoverno Bolsonaro

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso