Bolsonaro avalia plano B para eleição da Câmara dos Deputados

Presidente quer encontrar uma alternativa para derrotar o grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia

O presidente Jair Bolsonaro começou a discutir um plano B para a eleição do comando da Câmara dos Deputados diante das dificuldades de o líder do PP, Arthur Lira (AL), se viabilizar como candidato, relatou o jornal Folha de S. Paulo.

Enquanto o STF julga a possibilidade de reeleição na Câmara e Senado - o placar parcial, no momento, é de 5 votos a 3 a favor de Alcolumbre, no caso de Maia, há um empate de 4 votos a 4 - Bolsonaro quer encontrar uma alternativa para derrotar o grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sem a necessidade de fazer concessões no primeiro escalão dos seus Ministérios.

Em conversa na semana passada com assessores diretos, Bolsonaro avaliou nomes, inclusive da equipe ministerial, que poderiam agregar mais apoios na disputa pela presidência da Câmara, entre eles os dos ministros Fábio Faria (Comunicação) e Tereza Cristina (Agricultura). 

O atual presidente da Câmara tem dito publicamente que não vai concorrer novamente ao cargo. Ele está no segundo mandato consecutivo – no primeiro foi eleito para um mandato-tampão com a queda do então presidente da Casa Eduardo Cunha (MDB-RJ) e depois se reelegeu em fevereiro do ano passado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.