Brasil

Belo Monte inicia distribuição parcial de energia

Belo Monte, orçada em quase 26 bilhões de reais, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída


	Belo Monte: a hidrelétrica, orçada em quase 26 bilhões de reais, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída
 (Divulgação / Governo)

Belo Monte: a hidrelétrica, orçada em quase 26 bilhões de reais, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída (Divulgação / Governo)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2016 às 18h09.

Rio de Janeiro - A hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará, teve duas unidades geradoras conectadas ao Sistema Interligado Nacional, nos últimos dois dias, permitindo o início do fornecimento de energia em fase de pré-operação comercial, informou a concessionária Norte Energia nesta terça-feira.

A primeira unidade geradora foi sincronizada ao sistema em 3 de abril, na casa de força principal, com 611,1 megawatts (MW), enquanto a segunda foi sincronizada nesta terça-feira, na casa de força complementar, no Sítio Pimental, com 38,9 MW.

A Norte Energia, responsável pela usina, lembrou que o empreendimento terá 24 unidades geradoras, com capacidade instalada total de 11 mil MW.

A casa de força principal de Belo Monte terá sua motorização concluída em janeiro de 2019, com a entrada em operação da última unidade geradora, enquanto a casa complementar estará com a motorização concluída em janeiro de 2017.

Belo Monte, orçada em quase 26 bilhões de reais, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída, está entrando em operação em um momento desafiador do mercado de energia, com queda na demanda e preços baixos.

No mercado livre, as cotações estão no menor nível desde 2012, segundo a consultoria Dcide.

A Norte Energia tem como principal acionista a Eletrobras, além de Cemig, Light, Neoenergia e Vale, entre outras empresas e fundos de pensão.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaBelo MonteUsinasHidrelétricas

Mais de Brasil

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025