Brasil

Aprovada a criação da região metropolitana de Sorocaba

Nova região metropolitana tem cerca de 1,8 milhão de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 50 bilhões


	Balão é visto em Sorocaba (SP): além da cidade, fazem parte municípios industrializados, como Itu, Salto, Votorantim e Mairinque
 (Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba)

Balão é visto em Sorocaba (SP): além da cidade, fazem parte municípios industrializados, como Itu, Salto, Votorantim e Mairinque (Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 19h45.

Sorocaba - Sorocaba será sede da quinta região metropolitana do Estado de São Paulo. O projeto de lei complementar que confere esse status à região formada também por outros 25 municípios foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira, 8, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Como a iniciativa do projeto é do governo estadual, a proposta será sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A nova região metropolitana tem cerca de 1,8 milhão de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 50 bilhões.

Além de Sorocaba, fazem parte municípios industrializados, como Itu, Salto, Votorantim e Mairinque, e outros essencialmente agrícolas, como São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade e Ibiúna. Na justificativa do projeto, o governador alegou que a região é composta por agrupamentos urbanos com características metropolitanas, como a integração social e territorial e expressiva conurbação, ou seja, a fusão das áreas urbanas.

Assim que o projeto for sancionado, as ligações telefônicas interurbanas entre os municípios serão chamadas locais e o transporte intermunicipal poderá adotar o bilhete único. Com a lei, Sorocaba se soma às regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalCidades

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário