Aprovação do governo Lula chega a 60%, aponta pesquisa Genial/Quaest
Levantamento mostra alta de 4% na aprovação da gestão do petista em relação ao período anterior
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 08h24.
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 09h27.
Após mais de sete meses de governo, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive o seu melhor momento na visão da opinião pública, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16.
De acordo com o levantamento, 60% dos brasileiros aprovam o trabalho do governo Lula. O dado representa uma alta de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. A desaprovação recuou de 40% para 35% no período. Outros 5% preferiram não responder o questionamento.
- Casa Rosada, sede do governo argentino, tem ameaça de bomba em dia de eleição
- CCJ do Senado formaliza Eduardo Braga como relator da reforma tributária
- Paul McCartney no Brasil: venda geral começa hoje; veja como comprar
- TSE multa Bolsonaro em R$ 20 mil por propaganda sobre 'kit gay' durante campanha eleitoral
- Lula critica atuação da Caixa e do BNDES na gestão Bolsonaro
- Em meio ao aumento de tensões, Polônia reforça presença militar na fronteira com Belarus
O resultado positivo para o governo foi acompanhado da percepção do eleitorado da melhora do cenário econômico no país. Segundo a pesquisa, 34% avaliam que a economia brasileira melhorou nos últimos 12 meses. Em junho, o grupo somava 32% e em abril, 23%. Entre os entrevistados que veem piora da economia brasileira houve queda, eram 26% em junho e agora somam 23%. Os que não observam grandes mudanças se manteve estável, em 39%.
A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.029 entrevistas pessoalmente em municípios de todas as regiões do país, entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
Avanço da aprovação de Lula entre os evangélicos e no Sul
A aprovação de Lula avançou em regiões onde o petista perdeu para o ex-presidente Jair Bolsonaro na última eleição.No Sul, a aprovação subiu 11 pontos percentuais, para 59%, enquanto a reprovação recuou de 49% para 38%. No Sudeste, o salto foi de 51% para 55% no período, contra uma oscilação de 3 p.p. da reprovação, para 39%.
Entre os evangélicos, pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a aprovação superou a desaprovação, por 50% a 46%. No levantamento de abril, 55% do eleitorado desaprovava a gestão do petista e apenas 39% aprovavam. Em junho, houve uma leve melhora, com aprovação de 44% e desaprovação de 51%. Em cinco meses, o governo Lula avançou 11% nesse recorte dos eleitores.