Após receber novas doses, SP vai retomar a vacinação contra dengue neste sábado
Imunizantes serão exclusivas para segunda dose e direcionados a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Repórter da Home
Publicado em 12 de julho de 2024 às 16h46.
A cidade de São Paulo recebeu na quinta-feira, 11, mais de 124 mil doses da vacina contra a dengue . Com a chegada do imunizante, a Secretaria Municipal da Saúde vai começar neste sábado, 13, a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes.
As vacinas serão direcionadas ao público de 10 a 14 anos, que reside ou estuda na capital paulista, segundo informações da pasta.
O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essas vacinas são exclusivas para a segunda dose. Neste caso, quem ainda não tomou a primeira dose precisa aguardar novas remessas.
A vacinação terá início nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e, a partir de segunda-feira, 15, a segunda dose estará disponível também nas 474 Unidades Básicas de Saúde ( UBSs ), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, em todas as regiões da cidade.
Desde o final de abril, a gestão do prefeito Ricardo Nunes tem solicitado um lote maior de vacinas.
Na época, o Ministério da Saúde afirmou que o governo federal adquiriu todo o estoque disponível de vacinas da dengue do fabricante – 5,2 milhões de doses entregues entre fevereiro e novembro de 2024. A pasta também informou que um novo repasse deveria ser enviado em julho.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a situação da doença na cidade é considerada estável. Este cenário leva em conta que os número de novos casos registrados semanalmente está em queda há pelo menos três semanas na capital paulista.
O estado de São Paulo já registrou 1.770.270 casos confirmados da doença e 1.359 óbitos causados pela dengue neste ano.Como prevenir a dengue?
Para prevenir a dengue, evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode utilizar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulam água da chuva. Tampe as caixas d’água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo para remover os ovos do mosquito depositados na superfície interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.