Após polêmica envolvendo Janja e Elon Musk, Lula defende campanha sem xingamentos
Presidente destaca a importância de indignar a sociedade contra a fome, algumas horas após sua esposa ofender o empresário, dono do X
Agência de notícias
Publicado em 17 de novembro de 2024 às 09h46.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou neste sábado (16), durante o festival do G20 no Rio, que a campanha pela Aliança Global Contra a Fome deve ser conduzida sem ofensas ou xingamentos.
"Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não têm para comer", afirmou o presidente.
A Aliança Global, criada pelo G20, tem como objetivo acelerar a erradicação da fome e da pobreza, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Polêmica com Janja e Elon Musk
A fala de Lula ocorreu horas após sua esposa, Janja da Silva, se envolver em uma polêmica ao xingar o empresário Elon Musk durante um evento sobre combate à desinformação.
Enquanto discursava, Janja foi interrompida pelo som de um navio buzinando ao fundo e, em tom de brincadeira, declarou: "Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk."
A declaração rapidamente gerou repercussão nas redes sociais. Musk respondeu no X, dizendo que o presidente Lula "vai perder a próxima eleição".
Foco na luta contra a fome
Apesar da controvérsia, Lula manteve o foco em seu discurso sobre a luta contra a fome e a pobreza, destacando que a Aliança Global busca mobilizar a sociedade para garantir que ninguém mais passe fome.
O presidente reforçou que a campanha deve indignar a sociedade sobre a realidade de pessoas que não têm acesso à alimentação básica, sem recorrer a ofensas ou desentendimentos.