Brasil

Anatel anuncia que mais 15 cidades estão liberadas para ativação do 5G

Até aqui, o 5G só havia sido liberado e ativado nas capitais

BRASILIA, BRAZIL - NOVEMBER 04: View of the entrance of Anatel building during public event to open the auction for 5G spectrum in the country on November 4, 2021 in Brasilia, Brazil. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images) (Andressa Anholete/Getty Images)

BRASILIA, BRAZIL - NOVEMBER 04: View of the entrance of Anatel building during public event to open the auction for 5G spectrum in the country on November 4, 2021 in Brasilia, Brazil. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images) (Andressa Anholete/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 15h05.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira, 14, que mais 15 cidades estão liberadas para que as operadoras ativem o sinal da internet móvel de quinta geração o 5G.

A liberação é feita após a limpeza da faixa de 3,5 Ghz contra possíveis interferências. Esse trabalho é realizado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado à Anatel.

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

Até aqui, o 5G só havia sido liberado e ativado nas capitais.

A lista inclui agora a liberação de seis cidades com mais de 500 mil habitantes: Ananindeua (PA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC) e Londrina (PR).

Também foram liberadas outras nove cidades de menor porte dentro das regiões metropolitanas: Olinda(PE), Paulista (PE), Diadema (SP), São Caetano do Sul (SP), São José (SC), São Francisco do Sul (SC), Nilópolis (RJ), São João de Meriti (RJ) e Mesquita (RJ).

Agora, a ativação do 5G de fato vai depender da vontade das operadoras que arremataram as licenças para uso da faixa no leilão organizado pela Anatel.

Isso porque o edital estabeleceu a data de 31 de julho de 2025 como prazo máximo para as teles ativarem o 5G nas cidades acima de 500 mil habitantes e 31 de julho de 2026 para aquelas acima de 200 mil. Já nas capitais estaduais, o prazo venceu neste ano, razão pela qual o 5G já ter sido ativado nessas localidades.

"As cidades anunciadas hoje já estão limpas. Caso haja interesse das operadoras, já estão disponíveis para ativação, mas não exige obrigação editalícia", explicou o presidente do Gaispi e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, em entrevista coletiva à imprensa.

A faixa pela qual vai transitar a internet de quinta geração é ocupada hoje pelo sinal de TV por antenas parabólicas. O processo de limpeza consiste em migrar o sinal das parabólicas da banda C para a banda KU. Técnicos passaram os últimos dias nas ruas instalando filtros nos equipamentos e testando se o "desvio" no sinal funciona corretamente. Segundo Moreira contou hoje, foram mais de 2,5 mil filtros instalados.

O prazo para o Gaispi limpar e liberar a faixa em todas as 26 cidades com mais de 500 mil habitantes no País termina em 31 de dezembro deste ano. Portanto, mais localidades devem estar aptas a receber o 5G nos próximos dias.

No caso das cidades de menor porte, o prazo para liberação da faixa pelo Gaispi é mais longo, mas o grupo técnico decidiu antecipar esse processo em alguns municípios dentro de regiões metropolitanas para aproveitar o trabalho de limpeza que já estava sendo realizado na região. E também porque houve sinalização de interesse das operadoras em ampliar a cobertura 5G nesses trechos antes do prazo obrigatório definido no edital.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:5GAnatel

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais