Brasil

Amir Lando assume vaga de Donadon, na Câmara

O presidente da Câmara determinou a convocação do suplente imediato para assumir o mandato parlamentar, em caráter de substituição


	Ex-senador Amir Lando: o presidente da Câmara disse que a convocação foi feita porque o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Ex-senador Amir Lando: o presidente da Câmara disse que a convocação foi feita porque o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 16h48.

Brasília – A Câmara dos Deputados deu posse, há pouco, ao ex-senador Amir Lando (PMDB-RO), que ficou com a vaga do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho. Na noite de ontem (28), o plenário não conseguiu os votos suficientes para cassar o mandato de Donadon.

Após Donadon ser absolvido pelo plenário e retornar à penitenciária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou a convocação do suplente imediato para assumir o mandato parlamentar, em caráter de substituição, pelo tempo que durar o impedimento do titular.

“Uma vez que, em razão do cumprimento de pena em regime fechado, o deputado Natan Donadon encontra-se impossibilitado de desempenhar suas funções, considero-o afastado do exercício do mandato”, disse Alves.

Ele justificou a convocação do suplente dizendo que a representação da Câmara não pode ficar desfalcada indefinidamente, assim como a sociedade e o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes. Rondônia tem oito deputados federais.

Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que ele era diretor financeiro da Casa. No início de julho, Donadon deixou de receber o salário de deputado e os funcionários do seu gabinete foram demitidos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCorrupçãoEscândalosFraudesPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Como sacar o seguro desemprego? Veja passo a passo

Moraes compartilha investigação sobre golpe com inquéritos das milícias digitais e das fake news

USP: inscrições para concorrer a uma vaga com nota do Enem começam hoje

Após indiciamento de Bolsonaro, STF analisará pedido para tirar Moraes de investigação sobre golpe