Brasil

Amir Lando assume vaga de Donadon, na Câmara

O presidente da Câmara determinou a convocação do suplente imediato para assumir o mandato parlamentar, em caráter de substituição


	Ex-senador Amir Lando: o presidente da Câmara disse que a convocação foi feita porque o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Ex-senador Amir Lando: o presidente da Câmara disse que a convocação foi feita porque o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 16h48.

Brasília – A Câmara dos Deputados deu posse, há pouco, ao ex-senador Amir Lando (PMDB-RO), que ficou com a vaga do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho. Na noite de ontem (28), o plenário não conseguiu os votos suficientes para cassar o mandato de Donadon.

Após Donadon ser absolvido pelo plenário e retornar à penitenciária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou a convocação do suplente imediato para assumir o mandato parlamentar, em caráter de substituição, pelo tempo que durar o impedimento do titular.

“Uma vez que, em razão do cumprimento de pena em regime fechado, o deputado Natan Donadon encontra-se impossibilitado de desempenhar suas funções, considero-o afastado do exercício do mandato”, disse Alves.

Ele justificou a convocação do suplente dizendo que a representação da Câmara não pode ficar desfalcada indefinidamente, assim como a sociedade e o estado de Rondônia não podem ficar privados de um de seus representantes. Rondônia tem oito deputados federais.

Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que ele era diretor financeiro da Casa. No início de julho, Donadon deixou de receber o salário de deputado e os funcionários do seu gabinete foram demitidos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCorrupçãoEscândalosFraudesPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Alerta de chuva forte se expande no país, e fim de semana deve ter tempo instável; veja previsão

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51