Brasil

Aloysio Nunes participa de última troca de tropas no Haiti

Ministro também teve um encontro privado com a representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

E

EFE

Publicado em 3 de junho de 2017 às 08h18.

Última atualização em 3 de junho de 2017 às 08h58.

Porto Príncip - O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, participou nesta sexta-feira da cerimônia de substituição de comando do 25º ao 26º e último contingente militar de tropas brasileiras que fará parte da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

A presença do chanceler no evento faz parte da agenda da sua visita oficial de dois dias ao Haiti, que teve início hoje, com uma reunião com o ministro das Relações Exteriores haitiano, Antonio Rodrigue.

Aloysio Nunes também teve um encontro privado com a representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas no Haiti, Sandra Honoré, após a cerimônia de troca do contingente na base de Tabarre.

Durante o evento, o ministro se dirigiu às tropas e destacou a grande responsabilidade de sua presença no Haiti e os motivos pelos que estão emprestando seu apoio ao país, onde o Brasil tem uma ampla agenda de cooperação técnica, com especial atenção no setor de saúde e formação profissional.

O Conselho de Segurança da ONU acordou em abril, encerrar a missão no Haiti, no próximo dia 15 de outubro, e retirar todas as tropas de paz para deixar uma pequena presença policial nesse país, batizada de Minujusth, que se concentrará em apoiar a polícia haitiana a promover o estado de direito e vigiar o respeito dos direitos humanos.

Esta nova missão não terá pessoal militar e será muito mais reduzida, composta por um máximo de sete unidades policiais formados e 295 agentes.

Acompanhe tudo sobre:Aloysio NunesHaiti

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo