Brasil

Agnelo sugere estádio de Brasília para museu da seleção

Na visão do governador, Brasília pode ser o lugar ideal porque em outros Estados já há instalados museus de clubes.

Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (Marcello Casal Jr./ABr)

Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 14h50.

Brasília - O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), ofereceu o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, para ser sede do museu da seleção brasileira, a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Agnelo fez o anúncio em um evento para homenagear os campeões mundiais de 1962, realizado no Teatro Nacional, nesta quinta-feira. Em entrevista, ele afirmou que teve apenas contatos preliminares com a CBF sobre o tema.

"Essa é uma sugestão que eu estou colocando, de colocar no Estádio Mané Garrincha o museu do futebol brasileiro, da seleção", disse. "Fiz a sugestão. A CBF tem a intenção de fazer um museu da seleção e eu acho que seria adequado fazer o museu no Mané Garrincha, que é um estádio que leva o nome de um personagem que foi ícone da história da seleção", complementou.

Na visão de Agnelo, Brasília pode ser o lugar ideal porque em outros Estados já há instalados museus de clubes. A proposta visa levantar um novo atrativo para o estádio, que custou R$ 1,2 bilhão e, devido à falta de tradição futebolística e de clubes de expressão em Brasília, pode virar um "elefante branco", conforme análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

O governador afirma que shows e outros eventos serão realizados no espaço, além de jogos do Campeonato Brasileiro. Disse ainda que pretende lançar próximo da Copa de 2014 o edital de licitação para conceder a administração da arena à iniciativa privada.

O Estádio Nacional de Brasília será o palco da estreia do Brasil na Copa das Confederações, neste sábado, às 16 horas, contra o Japão. O jogo abrirá esta edição da competição e será o único do torneio no local. Na Copa de 2014, porém, o Mané Garrincha abrigará sete partidas. Serão quatro da fase de grupos, uma das oitavas de final, outra das semifinais e uma última que decidirá o terceiro colocado do Mundial.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasEsportesFutebolSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Brasil

Governo de SP confirma Equatorial como investidora estratégica da Sabesp

Moraes determina que PGR se manifeste sobre norma do CFM que restringia aborto legal

Tramonte lidera as intenções de voto para prefeitura de BH, aponta pesquisa Quaest

Quando volta o calor em São Paulo? Veja o que mostra previsão do tempo

Mais na Exame