Fim de protesto é marcado por confusão em metrô
Um protesto saiu da região central da cidade e outra do largo da Batata, em Pinheiros
Rita Azevedo
Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 16h31.
Última atualização em 20 de outubro de 2016 às 10h26.
São Paulo – Dois atos contra o aumento das tarifas de transporte público aconteceram na noite desta quinta-feira em São Paulo . Um protesto saiu da região central da cidade e outro do largo da Batata, em Pinheiros.
Já no final do ato, um grupo de manifestantes tentou pular as catracas da estação Consolação do Metrô. Houve confusão e vidros foram quebrados. Ao menos oito pessoas foram detidas.
Na última terça-feira, dezenas de pessoas ficaram feridas em uma manifestação marcada pela forte repressão policial. A confusão começou depois que manifestantes tentaram seguir uma rota diferente da imposta pelos policiais militares . Houve confusão e a PM usou bombas e gás de pimenta antes mesmo do ato começar.
Apesar de inúmeras críticas sobre a atuação policial, a Secretaria de Segurança Pública e o governador Geraldo Alckmin defenderam a nova estratégia. Em diversas entrevistas, eles disseram que os organizadores deveriam comunicar previamente o trajeto de manifestações. Caso isso não fosse feito, segundo eles, a Polícia Militar poderia definir a rota a ser percorrida.
O Movimento Passe Livre informou o trajeto desta quinta-feira pouco antes do horário marcado para o ato. "Entendemos que não cabe à polícia decidir os trajetos das manifestações, como tentaram fazer no último ato, e sim às pessoas, movimentos e coletivos que organizam seus protestos", disse o grupo em nota divulgada nas redes sociais.
14/01/2016 - 22:07
14/01/2016 - 21:17
Bombas dentro da Consolação
14/01/2016 - 21:02
Manifestantes quebram vidro de estação do Metrô
Depois de uma passeata pacífica, um grupo de manifestantes quebrou vidraças da estação Consolação do Metrô. Um grupo tentou pular as catracas e a polícia militar reagiu com bombas.
14/01/2016 - 20:44
MPL convoca novos protestos para o dia 19
O Movimento Passe Livre marcou nova manifestação para a próxima terça na região da Avenida Faria Lima. Os protestos terminam sem incidentes.
14/01/2016 - 20:27
Protestos chegam ao destino
Manifestantes chegam ao Masp, na Avenida Paulista e na estação Butantã.
14/01/2016 - 20:10
Manifestantes entram na Av. Paulista
Avenida Paulista está interditada no momento. Manifestação começou no Theatro Municipal. Até o momento, não houve o registro de confusões.
14/01/2016 - 20:01
Protesto chega à Ponte Cidade Universitária
Manifestantes que saíram do Largo da Batata seguem pela ponte Cidade Universitária, que tem as duas pistas fechadas.