Brasil

Ação desarticula esquema de tráfico no interior de SP

Esquema prendeu 14 pessoas e apreendeu 1,3 tonelada de maconha e 50,5 quilos de cocaína

Agente da Polícia Federal durante operação para erradicação de maconha
 (Divulgação/Polícia Federal)

Agente da Polícia Federal durante operação para erradicação de maconha (Divulgação/Polícia Federal)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 20h24.

Araçatuba - A Polícia Civil e a Polícia Federal de Bauru (SP) desarticularam um esquema de tráfico de drogas que eram trazidas do Mato Grosso do Sul para comercialização no Estado de São Paulo.

O esquema era investigado havia um ano, período em que a Polícia Civil prendeu 14 pessoas e apreendeu 1,3 tonelada de maconha e 50,5 quilos de cocaína, em Bauru e em cidades do Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira, 6, os agentes prenderam em operação 10 pessoas, todas de classe média e alta de Bauru, moradoras em condomínios fechados e de alto padrão, e o dono de uma revendedora de veículos.

"Isso comprova que veículos também eram usados como moeda para o pagamento dos carregamentos de drogas", disse o delegado Seccional de Bauru, Ricardo Luiz de Paula Martines.

De acordo com o delegado, o grupo, indiciado por associação ao narcotráfico, era responsável por financiar e coordenar a logística do tráfico.

"São pessoas de um nível mais elevado do narcotráfico, cujos nomes não apareciam entre os traficantes e nem eram de conhecimento dos pontos de venda de drogas", explicou.

"Era uma organização criminosa, cujos integrantes nunca colocavam a mão nas drogas, mas lucravam muito com o tráfico", completou.

Segundo o delegado, os suspeitos tinham padrão de vida elevado e alguns deles viviam exclusivamente com os recursos obtidos com o tráfico.

Durante a operação, também foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão.

Foram apreendidos diversos veículos, entre eles, três carros de luxo importados, avaliados em cerca de R$ 1 milhão, computadores, e R$ 11 mil em dinheiro, que estava guardado na casa de um dos suspeitos.

A polícia suspeita de participação do crime organizado no esquema, que funcionava a partir da cidade de Dourados (MS) onde a maconha e cocaína eram adquiridas, para depois serem distribuídas na região de Bauru e também levadas para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Duas pessoas de Dourados que seriam responsáveis por abastecer os traficantes de Bauru foram presas.

Além delas, cinco suspeitos, que já estavam detidos, também tiveram a prisão temporária expedida pela Justiça, e outras cinco, fugiram dos agentes e investigadores.

Acompanhe tudo sobre:DrogasPolícia CivilPolícia FederalSegurança públicaTráfico de drogas

Mais de Brasil

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Jogo do Tigrinho deverá ter previsão de ganho ao apostador para ser autorizado; entenda as regras

Após águas baixarem, fóssil achado com 'preservação quase completa', é um dos mais antigos do mundo

Três aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo; veja ranking

Mais na Exame