Brasil

93% dos peregrinos pretendem voltar ao país, diz ministério

De acordo com o levantamento, feito inicialmente com 500 pessoas, 65% dos entrevistados declararam que estão no Brasil pela primeira vez

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 21h04.

Rio de Janeiro – O tempo chuvoso e os transtornos com os transportes não desanimaram os peregrinos estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Pesquisa que está sendo feita pelo Ministério do Turismo aponta, em dados preliminares, que 93% dos visitantes de outros países disseram ter a intenção de voltar ao Brasil e que 60% deles pretendem visitar outras regiões do país.

De acordo com o levantamento, feito inicialmente com 500 pessoas, 65% dos entrevistados declararam que estão no Brasil pela primeira vez.

A informação foi divulgada hoje (25) pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a ExpoCatólica, feira que está ocorrendo no Riocentro com objetivo de divulgar roteiros turísticos religiosos no país. A pesquisa continuará sendo feita até o fim da JMJ, com um total de 4 mil entrevistados.

“Nós estamos estruturando uma política para o turismo religioso. Isto vem de uma definição de que a nossa prioridade é o turismo interno. É claro que nós queremos atrair cada vez mais estrangeiros para o Brasil, mas o mercado interno é o nosso olhar e, em curto prazo, tem as respostas que estamos esperando. O ministério precisa ajudar na divulgação do turismo religioso e transformar isso em um negócio com retorno econômico”, disse Vieira.

De acordo com o ministro, o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo deve crescer entre 7% e 7,3% este ano, bem acima do PIB nacional, que tem crescimento previsto de 3%.

Para isso, o ministério elegeu três eixos principais a fim de trabalhar com mais intensidade: turismo religioso, parques naturais e parques temáticos. Vieira citou dois eventos religiosos para demonstrar o potencial turístico. Durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA), 2 milhões de pessoas participam da festa. E o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), recebe 12 milhões de visitantes por ano.

Para aprimorar o potencial turístico nacional, o governo federal está investindo R$ 460 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Turismo, para reformar, ampliar e construir centros de convenções em 11 cidades.

Acompanhe tudo sobre:EventosJornada Mundial da JuventudeMinistério do TurismoTurismo

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp