Brasil

883 mil brasileiros estão com direitos políticos suspensos

A condenação criminal é a maior causa para suspensão dos direitos políticos, com 657 mil casos, seguida pela incapacidade civil absoluta (143 mil)


	Os brasileiros com direitos políticos suspensos não podem votar e ser votados, filiar-se a partidos políticos ou exercer cargos públicos
 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Os brasileiros com direitos políticos suspensos não podem votar e ser votados, filiar-se a partidos políticos ou exercer cargos públicos (Elza Fiúza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 19h18.

Brasília – Levantamento realizado pela Justiça Eleitoral indica que mais de 883 mil brasileiros estão com os direitos políticos suspensos. Eles não podem votar e ser votados, filiar-se a partidos políticos ou exercer cargos públicos.

A condenação criminal é a maior causa para suspensão dos direitos políticos, com 657 mil casos, seguida pela incapacidade civil absoluta (143 mil).

Quase 77 mil brasileiros no serviço militar estão com os direitos políticos suspensos, assim como 3 mil condenados por improbidade administrativa.

O sistema informa que 1,3 mil pessoas estão com os direitos políticos suspensos sem motivo informado, 272 brasileiros optaram por exercer direitos políticos em Portugal e 187 foram punidos por se recusarem a cumprir obrigações civis, como o serviço militar.

São Paulo tem o maior número de ocorrências, com 232 mil casos, seguido por Minas Gerais (94 mil), Rio Grande do Sul (81 mil), Paraná (70 mil) e Rio de Janeiro (57 mil).

Acompanhe tudo sobre:DireitosDireitos civisEleiçõesPolítica

Mais de Brasil

Veja o número e o nome dos candidatos a prefeito de Palmas nas eleições 2024

Quem são os candidatos a vereador em Porto Velho nas eleições de 2024; veja os números

Nunes tem 28,3%, Boulos, 26,8%, e Marçal, 14,7%, em SP, aponta pesquisa FESPSP

Veja o número e o nome dos candidatos a prefeito de Porto Velho nas eleições 2024