Waldes Góez: ministro evitou estimar quanto de recurso será reservado para os locais atingidos pelas queimadas (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 13 de outubro de 2023 às 14h07.
Última atualização em 13 de outubro de 2023 às 14h11.
O ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, informou nesta sexta-feira, 13, que foram reconhecidos 55 municípios do Estado do Amazonas em situação de emergência pela ocorrência de incêndios.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve editar uma medida provisória na próxima semana com determinação de envio de recursos federais para ajuda humanitária e reconstrução da região.
O ministro evitou estimar quanto de recurso será reservado para os locais atingidos pelas queimadas. Segundo ele, os valores serão definidos com base nos planos de trabalho enviados pelos municípios.
Até o momento, já foram recebidos 23 planos e a expectativa é de que todos sejam concluídos até a próxima segunda-feira. "Já devemos ter números na segunda para a MP com base nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras", disse durante coletiva à imprensa.
Góes explicou que a maioria dos ministérios já conta com uma quantia garantida no orçamento anual para combate aos desastres.
A Defesa Civil, por outro lado, sempre requer uma medida extraordinária para dar resposta à necessidade de ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução, disse ele.