Seara amplia em 10% frota de caminhões elétricos no Brasil
Novos caminhões zero emissão começam a circular diariamente em São Paulo e na Região Metropolitana a partir de novembro
Repórter de agro e macroeconomia
Publicado em 8 de novembro de 2024 às 15h08.
Última atualização em 8 de novembro de 2024 às 17h03.
A Seara, empresa de alimentos do portfólio da JBS , anunciou nesta sexta-feira, 8, que investiu R$ 13,5 milhões para ampliar sua frota de caminhões 100% elétricos. Com o investimento, a empresa passa de 200 para 221 veículos elétricos.
De acordo com a companhia, os novos caminhões zero emissão começam a circular diariamente em São Paulo e na Região Metropolitana a partir de novembro.
Com a incorporação de mais caminhões elétricos, a marca fortalece sua estratégia de sustentabilidade. “Cada veículo elétrico em circulação elimina uma tonelada de carbono da atmosfera a cada mês”, afirma Fabio Artifon, diretor de Logística da Seara.
Segundo o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), caminhões elétricos a bateria (BEVs) podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em até 63% em comparação aos veículos a diesel convencionais. A instituição ainda projeta uma redução de emissões de até 92% com eletricidade 100% renovável.
“Com a evolução da tecnologia, os veículos elétricos tendem a ganhar mais autonomia, tornando-se uma alternativa mais atraente e competitiva,” diz Artifon.
O avanço da eletrificação da frota de transporte faz parte dos esforços da JBS para se tornar Net Zero em 2040 – nesse ano zerando o balanço de suas emissões de escopo 1 (de suas operações diretas), 2 (ligadas a energia) e 3 (relacionadas aos fornecedores e cadeia pós-industrial), compensando toda a emissão residual.
Nos últimos cinco anos, o grupo JBS investiu R$ 8 bilhões na Seara por meio do Hub de Inovação Seara, com a missão de antecipar tendências baseadas em dados sobre o comportamento dos consumidores.