Exportações de soja batem recorde no 1º trimestre

Vendas externas devem somar US$ 56 bilhões este ano, quase 20% a mais do que em 2021; embarques da soja em grãos aumentam 36% só nos primeiros três meses do ano
Exportações de soja batem recorde no primeiro trimestre (Wenderson Araujo/CNA/Divulgação)
Exportações de soja batem recorde no primeiro trimestre (Wenderson Araujo/CNA/Divulgação)
Por Carla AranhaPublicado em 20/04/2022 11:40 | Última atualização em 20/04/2022 11:40Tempo de Leitura: 2 min de leitura

As exportações de soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro, baterem recorde no acumulado de janeiro a março deste ano. As vendas externas de soja em grãos chegaram a 21 milhões de toneladas no trimestre, 36% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os embarques de farelo de soja cresceram 42%, alcançando 4,5 milhões de toneladas, o óleo de soja registrou um incremento de 127% (480 mil toneladas). As informações são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Até o final do ano, devem ser exportados 77,2 milhões de soja em grãos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), além de 18,3 milhões de toneladas de farelo de soja e 1,6 milhões de toneladas de óleo de soja. As estimativas para o processamento de soja seguem em 48 milhões de toneladas. As exportações devem atingir 56 bilhões de dólares em 2022, quase 20% a mais em relação ao ano passado, segundo a entidade.

LEIA TAMBÉM:

Notícias exclusivas de agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME AGRO? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias sobre o agronegócio, assim como reportagens especiais sobre os desafios do setor e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo.

Toda sexta-feira, você também tem acesso a notícias exclusivas, o que move o mercado e artigos de especialistas.

BlueLine prevê 'consequências globais' por alta de juros nos EUA
Inflação medida pelo IGP-10 sobe para 2,48% em abril