EXAME Agro

CNA defende maior financiamento e papel estratégico do agro nas ações climáticas

Entidade destaca importância do agronegócio nas discussões da COP29 e na redução das emissões de gases de efeito estufa

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 9 de outubro de 2024 às 15h04.

O agronegócio brasileiro deve desempenhar um papel solucionador nas ações de mudanças climáticas na agricultura, afirmou, nesta quarta-feira, 9, a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

Em nota, a entidade defendeu que é preciso superar desafios para ampliar os financiamentos voltados a programas que possam mitigar as emissões de gases de efeito estufa pela agropecuária, enquanto o mundo se prepara para a Conferência Climática COP29.

“Sem financiamento, as ações de mitigação e adaptação, o acesso a tecnologias e recursos para perdas e danos, e as ações de transparência ficam limitados”, afirmou a CNA.

A entidade também destacou que o agronegócio não deve ficar fora das discussões sobre as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para o período a partir de 2031.

De acordo com o comunicado da CNA, o Governo Federal deve ouvir todos os setores da economia e buscar estratégias para mitigar as emissões.

Além da nova meta de financiamento, a CNA aponta que outros pontos são essenciais para o Brasil nas negociações climáticas da COP29, entre eles: o andamento do cronograma do Grupo de Sharm El-Sheikh (ações climáticas na agricultura e segurança alimentar); a consolidação das negociações referentes ao mercado de carbono; e a atenção especial aos acordos e declarações de alto nível político.

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasCNAAgronegócio

Mais de EXAME Agro

Tempestades geram prejuízo de 3 bilhões de euros na agricultura da Andaluzia

Trump amplia importação de carne da Argentina para conter preços nos EUA

Tarifa dos EUA sobre café solúvel deve cair em março, projeta setor brasileiro

Syngenta prepara IPO para levantar até US$ 10 bilhões em Hong Kong, diz jornal