Apoio:
Agro: painço é uma das culturas domesticadas mais antigas do mundo (Freepik/Freepik)
Agência
Publicado em 20 de setembro de 2024 às 12h59.
Última atualização em 20 de setembro de 2024 às 13h58.
Cientistas agrícolas chineses desenvolveram uma nova variedade de painço, um cereal rico em fibras. Com isso, o país estabeleceu um recorde de rendimento no verão. O avanço deve fornecer apoio ao aumento da produção de grãos e revitalização da indústria de painço do país. A nova variedade de painço, Zhonggu 25, foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciências das Culturas (ICS) da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e cultivada em um campo de demonstração na província de Henan, no centro da China.
Uma recente medição de especialistas registrou um rendimento de cerca de 9.389 quilos por hectare, quebrando o recorde de rendimento de painço de verão da China, estabelecido em 2014. Essa nova variedade alcançou um rendimento recorde, apesar de condições climáticas adversas, como chuvas intensas e falta de luz solar neste ano. O sucesso pode ser atribuído às características superiores dessa variedade de painço, incluindo resistência ao acamamento, alta produtividade e excelente tolerância a doenças e estresses, além do uso de técnicas de plantio otimizadas que melhoraram ainda mais seu desempenho, segundo especialistas.
Esse feito estabelece a base para a criação científica, a exploração de novas técnicas de cultivo e o desenvolvimento adicional da indústria de painço, oferecendo um modelo para o aumento da produtividade do painço em larga escala, conforme o pesquisador do ICS e principal cientista do sistema de tecnologia e indústria de painço e sorgo da China, Diao Xianmin.
O painço é uma das culturas domesticadas mais antigas do mundo e um alimento básico na formação da civilização agrícola asiática, tendo ocupado uma posição dominante no sistema agrícola chinês antes da introdução de práticas de alto impacto, como irrigação e fertilizantes químicos. Além disso, por ser uma cultura que pode crescer em uma ampla variedade de ambientes, incluindo terras áridas, tem o potencial de ser importante para a segurança alimentar em face das mudanças climáticas, segundo especialistas.
A nova variedade é adequada para o plantio na primavera em regiões como Shanxi, Mongólia Interior, Liaoning e Jilin, e para o plantio de verão em áreas como Henan, Hebei, Shandong e Pequim, finaliza Diao.
Fonte: Xinhua
Tradução: Mei Zhen Li