EXAME Agro

Anvisa proíbe três marcas de café em pó; veja quais

Produtos vendidos como café tinham até resíduos de lavoura e substância cancerígena, segundo Anvisa

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de junho de 2025 às 09h22.

Última atualização em 2 de junho de 2025 às 10h01.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso de três marcas de café em pó por apresentarem substâncias tóxicas e ingredientes fora dos padrões exigidos para consumo humano.

As marcas banidas são Melissa, Pingo Preto e Oficial, classificadas como impróprias após a presença da toxina ocratoxina A, considerada potencialmente cancerígena. A decisão veio após inspeções laboratoriais realizadas em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Segundo o órgão, os produtos estavam contaminados por impurezas e matérias estranhas em níveis acima do permitido por lei. Além disso, utilizavam grãos crus e resíduos agrícolas no lugar do pó de café tradicional, o que os caracterizava como "café fake".

A fraude foi identificada ainda em fevereiro, quando os itens foram apreendidos. No entanto, os nomes das marcas só foram revelados agora, após a conclusão dos laudos. Em 25 de março, o MAPA já havia determinado a desclassificação dos produtos, reforçada agora pela resolução oficial da Anvisa.

Consumo de café cai 16% no Brasil com alta nos preços

Acompanhe tudo sobre:CaféAnvisaBebidas

Mais de EXAME Agro

Lavoro anuncia acordo de recuperação extrajudicial de R$ 2,5 bi após crise de estoque e fechamentos

Após 28 dias, Brasil anuncia fim do vazio sanitário e se autodeclara livre da gripe aviária

Gripe aviária: Brasil retoma exportações de carne de frango após 28 dias de bloqueio sanitário

Japão suspende temporariamente importações de carne de frango de Goiás e Mato Grosso